As previsões sombrias da ONU e do FMI sobre a fome no mundo
João Paulo Charleaux
26 de maio de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h32)Organismos internacionais dizem que pandemia, guerra e mudanças climática formam uma ‘tempestade perfeita’ que coloca milhões de pessoas em risco em 2022
David Beasley, diretor-geral do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, em Genebra
A pandemia de covid-19, as mudanças climáticas e a guerra na Ucrânia estão impondo à economia mundial “seu maior teste desde a Segunda Guerra (1939-1945)”, numa “ confluência de calamidades ” que deve lançar milhões de pessoas à fome e à desnutrição e provocar novas ondas migratórias. O alerta foi feito no domingo (22) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).
Quadro similar vem sendo descrito pela ONU (Organização das Nações Unidas), que chamou a situação de uma “tempestade perfeita dentro da tempestade perfeita”. Segundo o chefe do Programa Mundial de Alimentos da entidade, David Beasley, já há 49 milhões de pessoas “ batendo às portas da fome ” em 43 dos 195 países do mundo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas