Expresso

O que está em aberto no novo Ministério dos Povos Indígenas

Mariana Vick

06 de janeiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h34)

Pasta chefiada por Sonia Guajajara representa espaço político inédito para grupo que é alvo de ataques históricos. Titular terá que enfrentar desafios administrativos e orçamentários

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 29.DEZ.2022

Lula, um homem idoso e branco, sorri e abraça Sonia Guajajara, mulher indígena que também sorri e usa um cocar. Ele faz um sinal de joia, enquanto ela ergue o punho esquerdo.

Luiz Inácio Lula da Silva e Sonia Guajajara em evento de nomeação de ministros em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva deu espaço governamental inédito aos indígenas com a criação, em terceiro mandato como presidente, de um ministério dedicado exclusivamente aos povos originários, chefiado por Sonia Guajajara, uma das principais lideranças do movimento indígena do país.

A iniciativa é uma guinada do governo federal a favor desses grupos depois de anos de paralisação de políticas indigenistas no governo de Jair Bolsonaro. Mas tem pela frente entraves, que passam por desafios orçamentários e delimitação das funções do novo ministério.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas