Expresso

‘Nexo’ participa de exposição sobre o futuro das profissões

Da Redação

20 de janeiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 21h24)

Mostra do Sesi em Brasília conta com gráficos publicados pelo jornal para pintar quadro sobre as mudanças nas relações de trabalho

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: RICARDO GARCIA/SESI LAB

Espaço Sesi Lab em Brasília

Espaço Sesi Lab em Brasília

O Nexo está participando de uma exposição sobre o futuro das profissões em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) em Brasília. A mostra acontece no espaço Sesi Lab , inaugurado em novembro de 2022, no edifício Touring Club, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A exposição temporária, que vai até novembro de 2023, aborda o desenvolvimento no mercado de trabalho a partir de estimativa feita pelo Instituto do Futuro dos EUA que diz que 85% das profissões que vão existir em 2030 ainda não foram criadas.

O Nexo participa da exposição a partir de gráficos que já foram publicados pelo jornal e que agora foram transportados para o espaço físico, como um sobre o perfil das trabalhadoras domésticas no Brasil.

FOTO: RICARDO GARCIA/SESI LAB

Criança interagindo com gráfico do 'Nexo' no espaço Sesi Lab, em Brasília

Criança interagindo com gráfico do ‘Nexo’ no espaço Sesi Lab, em Brasília

“Com expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara e um time interdisciplinar de curadores, a mostra tem uma proposta não cronológica, que interconecta passado, presente e futuro e retoma aspectos da história recente para compreender o contexto e os problemas atuais, além de apontar as oportunidades de hoje, que continuarão a aparecer nos próximos anos”, diz a descrição da exposição.

A mostra é totalmente interativa, e o visitante vai passando por espaços que mostram passado, presente e futuro das relações de trabalho no Brasil e no mundo.

Além da exposição temporária, o espaço Sesi Lab tem exposições de longa duração. A atual é a “Galeria Fenômenos do Mundo”, que aborda as relações entre fenômenos físicos, biológicos e culturais ao redor do planeta.

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20 e são gratuitos para crianças de até 10 anos, alunos e professores da rede Sesi e Senai, professores da rede pública, associados do Icom (Conselho Internacional de Museus) e pessoas com deficiência. O Sesi Lab fica no Bloco A do Setor Cultural Sul de Brasília.

Prédio icônico

O espaço Sesi Lab fica no icônico edifício Touring Club de Brasília. Projetado por Oscar Niemeyer na época da construção da capital federal, ele já foi clube automotivo, posto de gasolina e rodoviária antes de cair no abandono.

A recuperação e restauração do edifício foi liderada pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna, integrante do conselho curador da Fundação Oscar Niemeyer.

O projeto arquitetônico e de requalificação da área externa foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal.

“Nós aqui fizemos uma transformação, uma ressignificação do prédio, que tinha a presença física na cidade, mas nunca teve a função que poderia ter tido ao longo da história, de articulação cultural. O que mais me animou em trabalhar no projeto foi dar a esse prédio um valor imaterial a um lugar tão simbólico”, afirma Penna.

Além do edifício em si, o espaço Sesi Lab transformou os espaços públicos ao redor dele, como um túnel entre a praça Zumbi dos Palmares e o prédio. O acesso subterrâneo será usado para chegar ao Touring Club, mas também oferecerá atividades culturais, como sessões de cinema.

O futuro das profissões

O futuro das profissões, tema da exposição, é um dos eixos centrais do debate público contemporâneo que relaciona tecnologia e sociedade.

Desde os anos 2000, com a popularização da internet, as dinâmicas de trabalho têm mudado constantemente e devem continuar nesse ritmo com o advento de novas tecnologias como inteligências artificiais e robôs autônomos.

De acordo com um estudo publicado em junho de 2019 pela consultoria Oxford Economics, cerca de 20 milhões de trabalhadores da indústria poderão ter o emprego substituído por robôs globalmente até 2030 .

FOTO: ISSEI KATO/REUTERS

Um estudo aponta que cerca de 20 milhões de empregos da indústria manufatureira serão substituídos por robôs até 2030

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que reúne os países com os maiores PIBs do mundo, fez um estudo para entender o impacto da automação globalmente.

De acordo com o artigo , trabalhadores com menor renda e educação, nos mais diversos setores, serão aqueles que mais serão afetados pelas substituições. A OCDE sugere que as políticas públicas dos países deveriam pensar em como reduzir a desigualdade decorrente desse fenômeno, em vez de temerem uma ameaça abstrata de desemprego generalizado.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas