Como Lula se apoia na PEC da Transição no início do governo
Marcelo Roubicek
22 de fevereiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 18h45)Mesmo baixa na comparação com a série histórica, verba para prevenção e recuperação de desastres ficou 75% maior após a aprovação do drible no teto de gastos. Outros programas também se beneficiaram
Luiz Inácio Lula da Silva durante anúncio de programa no Palácio do Planalto
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem uma verba de R$ 1,17 bilhão em 2023 para prevenir e combater desastres naturais como as chuvas que atingem o litoral norte de São Paulo desde sábado (18). Embora seja o menor montante em 14 anos , o valor teria sido muito menor se a PEC da Transição não tivesse sido aprovada no final de 2022 — o texto aumentou em 75% a verba prevista para esse fim.
Além de ampliar o orçamento para agir contra desastres naturais, a PEC da Transição também abriu caminho para outras medidas importantes anunciadas por Lula nos primeiros dois meses de governo. Elas vão desde o valor do Bolsa Família até os montantes pagos a alunos de pós-graduação .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas