Expresso

População trans: a extrema direita tem agora um novo alvo

Marcelo Montanini

12 de março de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h19)

Deputado bolsonarista reproduz retórica explorada pelo Partido Republicano, sob influência do ex-presidente Donald Trump. Políticos conservadores tentam emplacar leis sobre o tema

FOTO: CARLO ALLEGRI/REUTERS 26/07/2017

Pessoas protestam em defesa dos transgêneros na Times Square, em Nova York

Pessoas protestam em defesa dos transgêneros na Times Square, em Nova York

O discurso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na tribuna da Câmara, a pretexto do Dia Internacional das Mulheres de 8 de março de 2023, reproduz a retórica da extrema direita dos EUA contra a população trans.

Trata-se de um movimento que não fica apenas em declarações. Estados americanos já dispõe de leis que restringem direitos. Parlamentares dos dois países trabalham para ampliar os obstáculos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas