Expresso

PL das Fake News: o que é crítica legítima e o que é desinformação

Mariana Vick

02 de maio de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h23)

Câmara dos Deputados adia votação de proposta para fazer mais debates sobre acréscimos ao texto. O ‘Nexo’ lista cinco pontos do projeto que dividem setores da sociedade

Temas

Compartilhe

FOTO: BRUNO SPADA/CÂMARA DOS DEPUTADOS – 02.MAI.2023

Homem negro, de meia-idade, de roupa social e usando óculos, está no meio de uma roda de jornalistas. Os jornalistas o filmam com celulares e estendem microfones para ele. O ambiente está escuro.

Deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) em entrevista à imprensa, em Brasília

A Câmara dos Deputados adiou nesta terça-feira (2) a votação do Projeto de Lei das Fake News . Ainda não há data definida para nova análise da proposta. A mudança ocorreu após um pedido do relator do texto, Orlando Silva (PCdoB-SP), ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pois, segundo ele, não havia votos suficientes para aprovar o projeto, e é preciso discutir as diversas emendas sugeridas por parlamentares ao longo do dia.

Votado no Senado em 2020 e em tramitação na Câmara desde então, o projeto de lei tenta dar uma resposta para problemas como a desinformação e a responsabilização das redes pela disseminação desse tipo de conteúdo. A discussão em torno do texto mobiliza interesses de grupos como políticos, empresas de tecnologia e organizações da sociedade civil, que se dividem em relação à sua aprovação.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas