Expresso

Por que a União Europeia investiga o Ozempic

Mariana Vick

14 de julho de 2023(atualizado 02/01/2025 às 20h48)

Agência reguladora do bloco vai analisar relatos de eventos adversos de pacientes que usam remédio para diabetes e perda de peso. Estudos clínicos não mostraram problema apontado

Temas

Compartilhe

FOTO: GEORGE FREY/REUTERS – 29.MAR.2023

Pessoa segura duas caixas de remédio, uma em cada mão. Não é possível ver seu rosto.

Farmacêutico segura caixas de Ozempic nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos divulgou na terça-feira (11) que começou a investigar o remédio Ozempic depois de pacientes na Islândia terem relatado pensamentos suicidas. Outros medicamentos, Saxenda e Wegovy , estão sob investigação pelo mesmo motivo. Todos são usados para perda de peso e tratamento de diabetes tipo 2.

O Ozempic ficou popular nos primeiros meses de 2023, quando usuários nas redes sociais passaram a divulgá-lo como “solução milagrosa” para o emagrecimento. Os relatos preocuparam profissionais e associações de saúde. Pacientes que aplicam as injeções sem prescrição médica se expõem a riscos desnecessários para se adequar a padrões de beleza irreais, segundo eles.

Neste texto, o Nexo explica o que é o Ozempic, quais são as situações para as quais ele é indicado e como seu uso se disseminou nas redes sociais. Mostra também o que a ciência diz sobre o remédio, quais são os riscos associados a seu uso incorreto e quais são as avaliações sobre a investigação europeia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas