As conclusões da CPI mista sobre o 8 de janeiro em 5 eixos
Isabela Cruz
18 de outubro de 2023(atualizado 04/01/2024 às 19h26)Relatório de senadora Eliziane Gama aprovado pela comissão aponta crimes nas ações e omissões de Bolsonaro, militares das Forças Armadas e policiais militares do Distrito Federal, entre outros
Relatora da CPI, a senadora Eliziane Gama participa de ato em defesa da democracia após aprovação do texto pelos membros da comissão
A comissão parlamentar de inquérito que investiga no Congresso os ataques de 8 de janeiro aprovounesta quarta-feira (18) seu relatório final. Apresentado no dia anterior, o texto da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) elenca em 1.331 páginas indícios que enquadram o episódio como “ obra do bolsonarismo ”, atribuindo ao próprio ex-presidente quatro crimes.
Os parlamentares da oposição que integram o colegiado também elaboraram pareceres, imputando a responsabilidade pela destruição das sedes dos Três Poderes a Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do governo. Com a aprovação do texto da relatora com 20 votos favoráveis e 11 contrários , eles não foram analisados.
O Nexo retoma aspectos-chave da CPI que se propôs a investigar a maior investida antidemocrática já ocorrida na Nova República e destrincha em cinco eixos quais foram as conclusões da relatora.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas