Como o unicórnio virou símbolo nacional da Escócia
Mariana Marques
30 de janeiro de 2024(atualizado 30/01/2024 às 23h15)Museu faz exposição inaugural homenageando criatura mágica que faz parte da mitologia do país e ganhou novos significados com o passar dos séculos
The Unicorns, John Duncan (1920)
Um novo museu será inaugurado na pequena cidade de Perth, no centro da Escócia, em março de 2024. O objetivo da instituição será preservar importantes aspectos da herança cultural da cidade e também do país. Como exibição de estreia, a instituição escolheu homenagear uma figura que é considerada símbolo nacional da Escócia: o unicórnio.
A exposição “Unicorn” (Unicórnio, em tradução livre) será o primeiro projeto no Reino Unido a explorar a história das criaturas mágicas desde a Antiguidade até os dias atuais. Ela reunirá tapeçarias, pinturas, ilustrações, manuscritos e brasões reais para contar como o simbolismo do unicórnio se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos.
Entre os objetos em exibição, estarão peças emprestadas de outros acervos culturais e objetos que possuem grande importância para a comunidade local. Também serão expostas representações contemporâneas dos animais, como brinquedos e videogames.
Tapeçaria de Flandres retratando um unicórnio
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas