Expresso

Por que o presidente da Petrobras está sob forte pressão

Marcelo Roubicek

09 de abril de 2024(atualizado 10/04/2024 às 13h41)

Jean Paul Prates é alvo de críticas abertas de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia. Pesquisadores falam ao ‘Nexo’ sobre como o embate reflete discussão mais ampla quanto ao papel da empresa

Temas

Compartilhe

FOTO: Pilar Olivares/REUTERS - 02.MAR.2023Imagem mostra o rosto de Jean Paul Prates só acima da linha do olho. Ao fundo, um painel com o logotipo da Petrobras.

Jean Paul Prates em coletiva de imprensa na Petrobras

O futuro do presidente da Petrobras continua incerto. A situação de Jean Paul Prates no comando da empresa foi tema de reunião na segunda-feira (9) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A pressão sobre Prates é capitaneada por Alexandre Silveira. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 3 de abril, o ministro de Minas e Energia não escondeu a existência de um conflito entre os dois, alimentando rumores sobre uma possível troca no comando da empresa.

Neste texto, o Nexo explica os principais pontos de atrito entre Silveira e Prates. Pesquisadores avaliam a pressão sobre o presidente da Petrobras e a discussão que serve de pano de fundo.

Cronologia do atrito

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas