‘Nexo’ lança cobertura especial sobre saúde mental e escolas
Da Redação
22 de setembro de 2024(atualizado 23/09/2024 às 14h07)Produzido com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, projeto explora tema que afeta cada vez mais as comunidades escolares
Temas
Compartilhe
“Saúde mental em contextos escolares” propõe um conjunto de reflexões sobre o tema
O Nexo dá início na terça-feira (24) à série “Saúde mental em contextos escolares”, propondo um conjunto de reflexões sobre o tema. O projeto é apoiado pela FJLES (Fundação José Luiz Egydio Setúbal), que também promoverá o evento gratuito “6º Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância”, com o tema “saúde mental e comunidades escolares” no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e com transmissão em seu canal do YouTube.
Apoiadora do Nexo Políticas Públicas desde 2022, a FJLES é uma instituição que atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância, ao conhecimento científico sobre a saúde infantil e à assistência médica infanto-juvenil. A organização realiza encontros anuais para tratar de temas prementes relacionados à saúde de crianças e adolescentes.
Acompanhando o tema do encontro de 2024, a série especial, publicada ao longo de duas semanas, trará textos, entrevistas e gráficos sobre o estado da saúde mental de crianças e adolescentes em contextos escolares e quais os principais desafios nesse campo. Todos os conteúdos terão acesso livre.
A Organização Mundial da Saúde estima que 14% das crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos têm algum tipo de transtorno mental. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar mais recente revelou que 31,4% dos alunos entrevistados disseram se sentir tristes com frequência e 17,7% apresentaram uma avaliação negativa da sua saúde mental.
Casos de suicídio, ataques violentos, automutilação e bullying são a face mais aparente das transformações surgidas da pandemia de covid-19 e da exposição ao mundo digital. Na escola, a piora na saúde mental também acaba impactando os índices de evasão e o processo de aprendizagem dos alunos.
Pesquisadores, organizações da sociedade civil e membros do poder público se debruçam sobre o tema há tempos, que tem causas complexas e multifatoriais. Em janeiro, o governo federal sancionou a lei que instituiu a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas, um dos mais recentes resultados de um movimento que encampa pesquisadores, organizações da sociedade civil e membros do poder público.
Segundo um estudo da Unicef, intervenções para a prevenção de ansiedade, depressão e suicídio nas escolas geram um retorno de US$ 21,5 a cada US$ 1 investido. “É na escola que crianças e adolescentes passam o maior tempo e, além delas, toda a comunidade escolar, incluindo os profissionais da educação, podem se beneficiar das ações”, afirma a pesquisadora Dayana Rosa, do IEPS (Instituto de Estudos para a Política de Saúde), em texto para o Nexo Políticas Públicas.
A série “Saúde mental nas escolas” tem o apoio da FJLES, que atua em iniciativas sociais voltadas ao público infantojuvenil.
“Mais uma vez estamos felizes em contar com a parceria do Nexo para qualificar o debate público sobre a situação da saúde mental de crianças e adolescentes neste nosso país que é tão desigual, racista e violento. É fundamental refletirmos sobre os desafios da comunidade escolar em assegurar um ambiente protetivo para o desenvolvimento saudável das diferentes infâncias do Brasil”
José Luiz Egydio Setúbal
Presidente da Fundação Luiz Egydio Setúbal
Para Marina Menezes, diretora de relações institucionais e operações do Nexo, a parceria é importante para jogar luz ao assunto de forma propositiva.
“Pelo quarto ano consecutivo, publicamos uma série especial a partir do tema do fórum de políticas públicas de saúde na infância da FJLES. Essa parceria nos provoca a produzir conteúdos com um olhar propositivo, buscando saídas para as questões urgentes do país, como é atualmente o cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas”
Marina Menezes
diretora de relações institucionais e operações do Nexo
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas