Por que a empresa dona do TikTok quer criar um chip próprio
Lucas Zacari
25 de setembro de 2024(atualizado 25/09/2024 às 19h05)ByteDance quer produzir semicondutores de IA a partir de 2026, em parceria com desenvolvedora taiwanesa. Material deve melhorar mercado chinês afetado por sanções americanas
Temas
Compartilhe
Chips semicondutores em um circuito eletrônico de computador
A ByteDance, empresa chinesa de tecnologia e dona do TikTok, planeja produzir a partir de 2026 dois modelos de chips de IA – semicondutores capazes de processar grandes volumes de dados em alta velocidade e eficiência para facilitar o trabalho da inteligência artificial. A informação foi divulgada pelo site americano especializado em conteúdo tecnológico The Information em 16 de setembro.
Segundo a reportagem, o projeto será feito em parceria com a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), empresa taiwanesa especializada na produção de chips. A medida vem para diminuir a dependência da ByteDance nos semicondutores da Nvidia, principal fabricante no setor. Desde 2022, o governo dos Estados Unidos aumentou a restrição das exportações desses materiais para a China.
Neste texto, o Nexo explica o que são chips de IA, como o mercado de semicondutores opõe China e EUA, e quais os planos da ByteDance. Também relembra outras sanções tecnológicas americanas contra os chineses.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas