Como Du Bois ajuda a entender a questão racial dos EUA
Mariana Vick
25 de setembro de 2024(atualizado 25/09/2024 às 17h14)Eleitorado negro tem peso em estados decisivos para votação. Donald Trump é acusado de supremacia branca. O ‘Nexo’ analisou o tema à luz da obra do sociólogo americano
Temas
Compartilhe
W. E. B. Du Bois, sociólogo e ativista americano, em retrato de 1918
A questão racial é um dos principais assuntos da campanha eleitoral de 2024 para a presidência dos Estados Unidos. O candidato Donald Trump e a adversária Kamala Harris disputam o eleitorado negro em estados decisivos para a eleição. Temas como a identidade racial da democrata fazem parte dos ataques do republicano direcionados a ela.
Acompanhar esse debate nem sempre é simples. Para quem busca entendê-lo, no entanto, é possível recorrer à obra de um sociólogo do século 19: W. E. B. Du Bois (1868-1963). Primeiro homem negro americano a receber um Ph.D. da Universidade Harvard, o intelectual, cujo legado tem sido resgatado no Brasil, lançou as bases para a luta contra o racismo e por justiça social nos EUA e segue atual para analisar o país.
Neste texto, o Nexo explica quem foi Du Bois, quais são os principais pontos de sua obra e qual é sua relevância. Mostra, além disso, como o trabalho dele contribui para a compreensão da questão racial na eleição nos EUA de 2024 e como ele também pode fazer sentido para os leitores e movimentos sociais brasileiros.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas