Voo de Branson abre corrida de bilionários no turismo espacial
Da Redação
11 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)Britânico realizou um breve percurso suborbital a bordo de espaçonave construída por sua empresa, a Virgin Galactic. Em nove dias, será a vez de Jeff Bezos e da Blue Origin
Temas
Compartilhe
O bilionário Richard Branson e outros passageiros flutuando a bordo da espaçonave da Virgin Galactic
O bilionário britânico Richard Branson realizou na manhã deste domingo (11) um breve voo suborbital a bordo de uma espaçonave construída por sua empresa, a Virgin Galactic. Três passageiros e dois pilotos acompanharam o empresário no percurso que durou cerca de 20 minutos e foi transmitido pelo canal da companhia no YouTube. A missão foi parte dos testes da Virgin Galactic para a realização de viagens de turismo ao espaço, previstas para 2022.
A espaçonave foi acoplada a um jato porta-aviões que decolou da base Spaceport America , no estado americano do Novo México. Construída em 2011 pelo empresário, esta é a primeira base espacial projetada para fins comerciais no mundo. Ao atingir 15 quilômetros de altitude, a espaçonave foi liberada e impulsionada por seus próprios motores até alcançar uma altitude de 89 quilômetros. Em seguida, retornou à base.A tripulação pôde observar a curvatura da Terra e experimentar alguns minutos de gravidade zero. No Twitter, Branson definiu a experiência como “ inimaginavelmente mágica ”.
O voo da Virgin Galactic foi suborbital – um tipo de voo em que a espaçonave viaja além da atmosfera terrestre, cruzando o limite considerado pela Nasa (Agência Espacial Americana) como o “início” do espaço. Mas por não atingir velocidade suficiente para permanecer lá, a espaçonave “cai” ao redor da Terra, voando numa trajetória suborbital. É com esse tipo de voo que bilionários como Branson e Jeff Bezos, fundador da Amazon, querem dar início à era do turismo espacial – voltada, por ora, também para os super-ricos .
Bezos, o homem mais rico do mundo,anunciou o primeiro voo tripulado de sua empresa, a Blue Origin, para 20 de julho, data que marca o aniversário de 52 anos da chegada do homem à lua. O empresário fará a viagem junto com seu irmão Mark Bezos, a pioneira do setor aeroespacial dos EUA Wally Funk e um anônimo que arrematou um assento por US$ 28 milhões .
Além de Branson e Bezos, faz parte da corrida espacial comercial o empresário Elon Musk, que comanda a SpaceX, primeira empresa privada a realizar o lançamento de um foguete tripulado para a Estação Espacial Internacional. A companhia aposta em voos orbitais, que vão além da altitude alcançada pela espaçonave de Branson.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas