Extra

EUA voltam a indicar máscara para vacinados em locais fechados

Da Reuters

27 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h15)

Com avanço da vacinação, uso tinha sido liberado em maio para imunizados. Agência também recomenda item nas escolas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: BRENDAN MCDERMID/REUTERS – 22.JUL.2021

Imagem mostra duas mulheres com máscaras brancas caminhando em rua, com um jato de água no fundo. Em primeiro plano, desfocadas, outras duas mulheres caminham de máscaras

Americanos usam máscara para prevenir infecção pelo novo coronavírus em Nova York


Pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 nosEstados Unidos devem voltar a usar máscaras em locais públicos fechados nas regiões em que o coronavírus ainda se espalha rapidamente, em especial onde há registro da variante delta , considerada mais contagiosa. A orientação foi dada por autoridades sanitárias do país nesta terça-feira (27).

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), agência do Departamento de Saúde dos EUA, recomendou ainda que todos os alunos e professores, da pré-escola ao ensino médio, usem máscaras independentemente do patamar de vacinação.Segundo o órgão, as crianças deverão retornar às aulas presenciais em tempo integral a partir de setembro seguindo estratégias de prevenção.

Com a nova indicação, o CDC reverteu parcialmente uma medida em vigor desde maio, quando a população vacinada com duas doses foi liberada do uso de máscaras ao ar livre e na maioria dos locais fechados. Os EUA, porém, voltaram a registrar a maior média diária de novos casos no mundo no fim de julho, o que deixou as autoridades em alerta para tentar frear a disseminação do coronavírus. O país é atualmente responsável por uma em cada nove novas infecções no planeta. A média móvel de novos casos, que considera os sete dias anteriores, está em 57.126.

63%

dos condados dos EUA registram altas taxas de transmissão no final de julho, segundo o CDC

As recomendações do CDC não são obrigatórias, e muitos americanos podem optar por não segui-lasespecialmente em estados com população politicamente mais alinhada ao Partido Republicano, que não tem apoiado nacionalmente as medidas sanitárias do governo do presidente Joe Biden. Pelo menos oito estados do país proíbem as escolas de exigir máscaras.

O uso do item tornou-se uma questão política durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, que resistiu à obrigatoriedade de cobrir o rosto. O presidente Biden adotou as máscaras e as tornou obrigatórias em determinados locais após tomar posse, em janeiro de 2021. A liberação em maio só ocorreu após o avanço da vacinação.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas