Extra

Bolsonaristas fazem manifestações por voto impresso

Da Redação

31 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h16)

Ao atacar sistema eleitoral em live, presidente fez convocação para que aliados saiam às ruas para chancelar discurso golpista

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: AMANDA PEROBELLI /REUTERS

Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro em protesto na Avenida Paulista no dia 1° de maio de 2021.

Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro em protesto na Avenida Paulista no dia 1° de maio de 2021.

Apoiadores de Jair Bolsonaro fazem neste domingo (1º) manifestações em defesa do voto impresso . Os atos vinham sendo convocados há pelo menos duas semanas, e ganharam incentivo de Bolsonaro na live de quinta-feira (29). Na ocasião, o presidente fez novos ataques sem provas ao sistema eleitoral e apresentou vídeos falsos questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas.

As manifestações contam com o apoio de aliados próximos do presidente como as deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) eBia Kicis (PSL-DF). Kicis é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e autora da PEC 135/19, que propõe a volta do voto impresso aliado às urnas eletrônicas.

Defensores da medida destacam que o voto de papel confere mais segurança ao processo e os bolsonaristas que convocam o ato deste domingo se referem a ele como“auditável. Em vídeo publicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luis Roberto Barroso já explicou por que as urnas eletrônicas já possibilitam a auditoria do processo eleitoral.

Bolsonaro aparece ao lado de Carla Zambelli em um vídeo publicado pela deputada anunciando a manifestação. O presidente parabenizou a organização dos atos. Ele esteve neste sábado (31) em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Antes de comparecer a um hospital na cidade, Bolsonaro fez mais uma vez uma motociata.

As motociatas têm sido a principal forma de manifestação de grupos bolsonaristas. O presidente já participou de motociatas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras cidades. O tamanho desses protestos costuma ser inflado por grupos bolsonaristas por meio de fake news. A maior delas, em São Paulo, reuniu menos de 7.000 motos. Publicações bolsonaristas, no entanto, falavam em mais de um milhão de motocicletas.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas