Bolsonaro culpa governadores por inflação em alta
Da Redação
13 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h17)Ele diz que aceleração de preços está relacionada a restrições de circulação impostas localmente na pandemia. No mesmo dia, presidente do Banco Central deixou claro que não é bem assim
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 13 de julho
O presidente Jair Bolsonaro culpou governadores pela inflação no Brasil durante evento de entrega de moradias do programa Casa Verde e Amarela , ocorrido nesta sexta-feira (13), em Juazeiro do Norte, no Ceará. Segundo ele, as políticas adotadas por governadores para frear a contaminação de covid-19 são responsáveis pelo aumento dos preços no país.
8,99%
é o aumento acumulado da inflação de agosto de 2020 a julho de 2021
Bolsonaro disse que as ações dos governadores foram impensadas, e atribuiu a eles a alta no preço do gás de cozinha, vendido em botijões.“O preço do gás vem do frete, da margem de lucro dos postos e do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do governador do estado”, afirmou. Na verdade, o aumento do gás está relacionado aos movimentos dos preços internacionais do petróleo.
“Aquela política que os governadores adotaram, como esse ‘fique em casa que a economia a gente vê depois ’, a conta está chegando. Mas nós vamos [buscar], como já estamos buscando, maneiras de suavizar o impacto danoso que vem da inflação”
Bolsonaro disse ainda que o governo federal busca reduzir os impactos da inflação com a criação do Auxílio Brasil , programa que vai substituir o Bolsa Família. O projeto foi apresentado e enviado à Câmara dos Deputados na segunda-feira (9). Segundo Bolsonaro, o valor do auxílio será 50% maior que o atual Bolsa Família, que entrega cerca de R$ 190 às famílias de baixa renda.
No mesmo dia, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto, deu uma explicação mais técnica para o aumento da inflação, com argumentos que passam longe do discurso político de Bolsonaro. Campos disse que a alta de preços está relacionada a fatores como desvalorização do real, problemas hídricos, aumento dos custos da energia, além de fatores climáticos que impactaram nos preços de alimentos e na demanda. O impasse nos precatórios e o aumento do Bolsa Família, segundo ele, também passaram a agentes financeiros uma mensagem de que o cenário fiscal não está melhorando , declarou durante o evento Folha Business.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas