Extra

Bolsonaro afirma que vai discursar no 7 de Setembro

Da Redação

20 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h18)

Em meio a ameaças golpistas, presidente anuncia que usará parada militar do Dia da Independência para mandar recado

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO /REUTERS – 10.AGO.2021

Presidente Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto , após receber o convite para a Operação Formosa.

Presidente Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto , após receber o convite para a Operação Formosa.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (20) a um grupo de apoiadores reunidos na entrada do Palácio do Planalto que pretende discursar na parada militar do dia 7 de Setembro, em Brasília.

“Dia 7 [de setembro], esse é o horário, vamos hasteá-la [a bandeira do Brasil] aqui, com cerimônia militar, às 8h. Ás 10h, estamos aqui na Esplanada. Pretendo usar a palavra. Não é uma palavra de ameaça a ninguém. Estaremos em São Paulo fazendo a mesma coisa. Pode ter certeza, vamos ter uma fotografia para o mundo do que vocês querem. Eu só posso fazer uma coisa se vocês assim o desejarem”, disse o presidente.

A fala de Bolsonaro ocorre num mandato presidencial marcado pela constante ameaça de uso das Forças Armadas para fins políticos e por declarações de descrédito sobre o sistema eleitoral do país, que já levaram o presidente a cogitar impedir a realização da eleição presidencial de 2022.

Apoiadores do presidente estão se mobilizando para realizar manifestações em favor de Bolsonaro e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal no dia 7 de setembro. A mais alta corte do país assumiu nos últimos meses uma atitude mais enérgica na responsabilização das declarações de Bolsonaro e dos atos de seus apoiadores, o que aumentou a tensão entre os Poderes.

Na mesma manhã em que Bolsonaro avisou que discursará no 7 de Setembro, a Polícia Federal havia cumprido ordens de busca e apreensão em 29 endereços de pessoas envolvidas na organização dos protestos planejados para ocorrer no Dia da Independência, incluindo o cantor sertanejo Sérgio Reis , que havia distribuído áudio com ameaças aos ministros. Antes disso, a polícia prendeu preventivamente o ex-deputado federal Roberto Jefferson , aliado de Bolsonaro que vinha postando vídeos com ameaças armadas ao Supremo.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas