Pfizer diz que sua vacina contra covid é 90,7% eficaz em crianças
Da Reuters
22 de outubro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h28)Farmacêutica divulgou resultados de estudo com menores de 5 a 11 anos. Agência americana vai decidir se libera aplicação do imunizante na faixa etária
Temas
Compartilhe
Pfizer é uma das principais fabricantes de vacinas contra a covid
Afarmacêutica americana Pfizer informou nesta sexta-feira (22) que sua vacina contra a covid-19 apresentou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos. Os dados foram enviados à FDA (agência de alimentos e medicamentos dos EUA), a quem caberá validar o estudo e liberar o uso do imunizante na faixa etária.
Segundo a Pfizer, 2.268 crianças participaram dos testes, que não foram inicialmente realizados para medir a eficácia da vacina contra o vírus. Em vez disso, o estudo buscava comparar a quantidade de anticorpos induzidos pelo imunizante em crianças com os resultados em adultos. As crianças de 5 a 11 anos receberam duas doses da vacina, cada uma com 10 microgramas — um terço do volume aplicado em pessoas com 12 anos ou mais.
Antes do anúncio desta sexta (22), a Pfizer tinha afirmado em setembro que o imunizante fabricado em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech era seguro e eficaz para a faixa etária, mas não tinha divulgado a taxa de eficácia.
Consultores externos da FDA se reunirão na terça-feira (26) para decidir se recomendam que a agência autorize a vacina para as crianças.Cerca de 190 milhões de pessoas nos EUA estão totalmente imunizadas, incluindo mais de 11 milhões de adolescentes entre 12 a 17 anos que receberam a vacina da Pfizer.
Se a FDA autorizar a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) se reunirá nos dias 2 e 3 de novembro para definir quando começa a aplicação das vacinas na faixa etária. A Pfizer é a única vacina que pode ser aplicada em menores de idade no Brasil. O imunizante pode ser usado em adolescentes a partir dos 12 anos, conforme autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas