Extra

Estado de SP tem primeiro dia sem mortes por covid na pandemia

Da Redação

08 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h30)

Mais de 80% da população do estado receberam ao menos uma dose da vacina contra a doença e quase 70% completaram o esquema vacinal

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 8.FEV.2021

Imagem mostra idosa usando máscara sentada no banco do passageiro, com a porta do carro aberta, enquanto recebe vacina no braço direito

Idosa recebe vacina contra a covid-19 dentro do carro, em São Paulo

Pela primeira vez desde março de 2020, mês em que teve início a pandemia de covid-19, o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte pela doença em 24 horas nesta segunda-feira (8), segundo informações do governo estadual divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

No mesmo dia, em que o Brasil teve 118 mortes por covid, além de São Paulo outros sete estados também não registraram óbitos pela doença: Acre, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Às segundas-feiras, é comum que os dados sobre a covid fiquem abaixo da média semanal, afirmou o governo de São Paulo. Ainda assim, desde março de 2020, nunca uma segunda-feira ficou sem registrar óbitos.

De acordo com a Secretaria da Saúde estadual, 359 novos casos de covid-19 foram registrados em São Paulo nesta segunda-feira (8). No total, o estado, que já foi o epicentro da epidemia no país, acumula 4,4 milhões de infectados e 152.527 mortes desde março de 2020 — cerca de um quarto das mortes no Brasil.

A tendência de redução no número de óbitos já havia sido vista na capital paulista no fim de outubro. Por três dias seguidos, de 30 de outubro a 1º de novembro, a cidade registrou apenas um óbito por covid-19. Com isso, a média móvel de mortos caiu naquela semana para 3,86.

No domingo (7), o estado de São chegou a 80,7% da população imunizada com ao menos uma dose de vacina contra a covid-9, enquanto 69,4% estavam com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), segundo dados do consórcio de veículos de imprensa.

A primeira morte por covid no Brasil foi registrada em 12 de março de 2020 em São Paulo, um dia depois de a Organização Mundial de Saúde decretar que o mundo enfrentava uma pandemia — incialmente acreditava-se que a primeira morte no país havia sido em 16 de março, mas os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde. O segundo óbito ocorreu em 15 de março de 2020 e, desde então, o estado de São Paulo vinha registrando mortes por covid todos os dias, até o último domingo, 7 de novembro de 2021.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas