Aumenta número de jovens fora da escola durante pandemia
Da Redação
02 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h32)Dados do IBGE mostram que 244 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021. Número é 171% mais alto que o registrado no mesmo período em 2019
Temas
Compartilhe
Alunos assistem aula na escola estadual João Cursino, em São José dos Campos
Cerca de 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos estavam fora da escola nosegundo trimestre de 2021, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pelo movimento Todos pela Educação a partir de dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O número é 171% mais alto que o registrado no mesmo período em 2019, quando cerca de 90 mil crianças e adolescentes estavam fora do sistema de ensino. O dado mostra que houve aumento da evasão durante a pandemia de covid-19, marcada pelo fechamento das escolas e pela adoção do ensino remoto durante meses.
Segundo os dados, a taxa de crianças e adolescentesentre 6 e 14 anos matriculados nas escolas é hoje de 96,2%, o menor percentual desde 2012. Em 2019, esse índice era de 98%.
Em entrevista ao site de notícias G1, Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais do Todos pela Educação, disse que os números representam baixa efetividade do ensino remoto no Brasil. Para ele, no futuro haverá lacunas de aprendizagem para esses jovens.“O que vai acontecer nesses próximos meses e anos enquanto resposta do poder público é o que vai ditar o futuro dessas crianças e jovens e consequentemente o futuro do Brasil”, afirmou.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas