Chuvas na Bahia colocam cidades em situação de emergência
Da Redação
10 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h33)Famílias estão desabrigadas em ao menos seis municípios. Previsão é que temporais, causados por ciclone, continuem no fim de semana
Temas
Compartilhe
Funcionários da prefeitura levam mantimentos para moradores atingidos por chuvas em Teixeira de Freitas, na Bahia
Ao menos 30 cidades da Bahia estão em situação de emergência e outras três decretaram estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde a semana passada. Em ao menos seis cidades, há moradores desabrigados. Trechos da BR-101 no extremo sul da Bahia foram interditados por causa dos estragos causados pela elevação do nível dos rios. Ao menos três pessoas morreram por conta de deslizamentos causados pelas precipitações.
As chuvas têm sido consequência de um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico. Os temporais mais intensos estão concentrados entre o nordeste de Minas Gerais, o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. A previsão é de mais chuvas e temporais ao longo desta sexta-feira (10) e do fim de semana.
Cidades como Jucuruçu (BA) ficaram debaixo d’água. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem 8.856 habitantes. Ao todo, cerca de 500 famílias tiveram de deixar suas casas. As pontes que dão acesso à cidade caíram, e os moradores ficaram sem energia elétrica. Alguns tiveram de ser resgatados com a ajuda de colchões.
Os youtubers Felipe Neto e Whindersson Nunes anunciaram nesta sexta-feira (10) doações a moradores da região em suas redes sociais. Neto afirmou ter enviado R$ 100 mil para ajudar famílias desabrigadas na cidade de Nova Alegria. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também lançou uma campanha de arrecadação de donativos que devem ser entregues aos quartéis da corporação.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), deve visitar a região nesta sexta-feira (10). Em suas redes sociais, ele afirmou na quarta-feira (8) ter determinado o deslocamento de bombeiros para as regiões atingidas. Duas aeronaves foram mobilizadas para os resgates. “Todos os órgãos do estado farão os levantamentos necessários e daremos todo o apoio aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos dos que foram atingidos pelos temporais”, disse.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas