Dorval Rodrigues, ídolo do Santos, morre aos 86 anos
Da Redação
26 de dezembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h35)Clubes e atletas lamentaram a morte do ex-jogador. Em postagem nas redes sociais, Pelé afirmou que companheiro de time foi ‘o melhor ponta direita da história’
Dorval, ídolo do Santos, foi o quinto jogador que mais jogou pelo clube
O ex-ponta direita Dorval Rodrigues, um dos maiores ídolos do Santos, morreu neste domingo (26) aos 86 anos. Segundo a família, Dorval estava internado na Casa de Saúde de Santos com um quadro clínico delicado. O velório do ex-jogador será no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, em horário a ser divulgado. O clube santista declarou luto por sete dias.
Nascido em Porto Alegre, Dorval entrou para o Santos em 1957. Nesta época, formou ao lado de Pelé ,Mengálvio, Coutinho e Pepe o ataque mais célebre da história do clube, recordado ainda hoje pelos torcedores. Com 612 jogos pelo Santos, Dorval conquistou o título de quinto jogador que mais vestiu a camisa do time em partidas. Também foi o sexto artilheiro do clube, com 194 gols.
Ao todo, Dorval conquistou dois Mundiais, duas Libertadores , cinco vezes o Campeonato Brasileiro, seis vezes o Paulista e quatro vezes o Rio-São Paulo pelo Santos. O ex-craque passou também pelos clubes Força e Luz (RS), Juventus (SP), Bangu, Athletico, Racing (Argentina), Palmeiras, Carabobo (Venezuela) e Saad-SP. Disputou ainda 13 partidas pela seleção brasileira .
Dorval encerrou sua carreira no futebol em 1972 e depois disso chegou a trabalhar como professor de uma escolinha do esporte, em uma empresa de plástico e como funcionário da Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo. A partir de 2014, passou a participar de eventos, programas de televisão e ações promocionais do Santos pelo projeto “Ídolos Eternos”.
Neste domingo (26), jogadores e clubes lamentaram a morte do craque. “Todos que amam futebol acordaram tristes hoje. Meu grande amigo, parceiro e o melhor ponta direita da história, @dorvalrodrigues7, se despediu de nós”, escreveu Pelé nas redes sociais. O presidente do Santos, Andres Rueda, afirmou que o clube “perdeu um de seus maiores ídolos hoje”.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas