EUA dizem que ataque russo à Ucrânia pode ocorrer em até dois dias
Da Redação
11 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h20)Países como Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Holanda seguiram os americanos e pediram para seus cidadãos deixarem o território ucraniano
Temas
Compartilhe
Tropas ucranianas posicionam artilharia em Kherson, perto da fronteira com a Crimeia
O governo americano afirmou nesta sexta-feira (11) que considera possível uma invasão da Rússia à Ucrânia neste final de semana ou pelo menos antes do fim das Olimpíadas de Inverno de Pequim, que terminam no dia 20. O ataque pode começar de forma aérea, com um rápido avanço terrestre sobre a capital, Kiev, uma vez que o acúmulo de tropas, veículos e aviões de guerra russos na fronteira, em Belarus e na Crimeia se intensificou nesta semana.
Com isso, além dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Holanda , Letônia e Noruega pediram que seus cidadãos deixem o território ucraniano. O presidente dos EUA, Joe Biden, já afirmou que não enviará tropas ao país para resgatar cidadãos americanos no caso de guerra.
Biden deve conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado (12) , segundo informações da agência de notícias RIA, citando o porta-voz do Kremlin. Funcionários do governo americano ouvidos em sigilo pela PBS, TV pública dos EUA, revelaram que a Inteligência americana acredita que Putin já teria comunicado os planos de invasão aos oficiais militares russos.
Moscou nega planejar invadir a Ucrânia, mas afirma que pode tomar ações “técnico-militares”, sem especificar a que se refere, caso os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar ocidental, não se comprometam a se afastar da Ucrânia, de grande interesse geopolítico para a Rússia.
Biden passou esta sexta (11) conversando por telefone com líderes de diversos países da Otan e com os chefes da organização e da União Europeia. Informações de bastidor da agência Reuters também dão conta de que o governo americano deve enviar 3.000 soldados para a Polônia nos próximos dias para tentar ajudar a tranquilizar os aliados da Otan.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas