Escritor Jeferson Tenório é ameaçado de morte por palestra
Da Redação
26 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h25)Autor recebeu mensagem em seu perfil no Instagram dizendo que teria o seu ‘CPF cancelado’ se fosse a Salvador para falar a alunos do ensino médio
O escritor Jeferson Tenório, autor de ‘O avesso da pele’
O escritor Jeferson Tenório, autor do livro “O avesso da pele”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, recebeu ameaças de morte em mensagens enviadas ao seu perfil no Instagram após anunciar que faria uma palestra em uma escola de Salvador. O autor vive em Porto Alegre e viajaria para a capital baiana para conversar com os estudantes do ensino médio.
A primeira mensagem, recebida em 16 de março, dizia que ele teria o seu “CPF cancelado” caso desse a palestra na Land School. O autor do texto, segundo o jornal O Globo ,reclamava de ter sido obrigado a ler “O avesso da pele”. O livro narra a história de Henrique, um professor negro assassinado por policiais que o tomaram como bandido. “Prefiro 10 horas de aula de matemática do que ouvir essa militância”, dizia a mensagem enviada pelo perfil @estudante_anonimo123, que acrescentava ainda que o escritor “devia meter o pé e sair do país”.
Após receber a mensagem, Tenório registrou um boletim de ocorrência na delegacia virtual da Bahia, avisou a Companhia das Letras, editora de “O avesso da pele”, e a escola, que resolveu fazer a palestra por videoconferência para garantir a segurança do escritor. A conversa com os alunos do primeiro ano do ensino médio ocorreu na segunda-feira (21) sem incidentes. Na terça-feira (22), o escritor recebeu mais ameaças, desta vez enviadas pelo perfil @baheanaveia, de torcedores do Esporte Clube Bahia. A mensagem criticava a palestra, debochava do Prêmio Jabuti e afirmava que a torcida do clube iria bater na porta do autor, o que levou Tenório a registrar um segundo boletim de ocorrência.
O caso está sob investigação da Polícia Civil da Bahia, que não comentou o caso. A escola informou ao O Globo, em nota que, caso seja comprovado que a ameaça partiu de aluno, a Land School “irá adotar todas as medidas disciplinares previstas no regimento”.
Essa não é a primeira vez que Jeferson Tenório recebe ameaças. Colunista do jornal gaúcho Zero Hora, em 2021, o escritor recebeu mensagens de ódio após escrever colunas sobre o educador Paulo Freire e analisar um discurso do ex-presidente Lula.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas