Extra

Governo adianta volta da bandeira verde na conta de luz

Da Redação

07 de abril de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h26)

Mudança suspende a partir de 16 de abril cobrança adicional pelo uso de energia, estabelecida em 2021 por conta da crise hídrica

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Conta de luz

Conta de luz

O Ministério de Minas e Energia informou na quarta-feira (6) que a bandeira de escassez hídrica na conta de luz que originalmente duraria até o fim de abril teve seu encerramento antecipado para o dia 16, quando passará a valer a bandeira tarifária verde. O presidente Jair Bolsonaro também compartilhou a informação nas redes sociais.

Com a bandeira verde, não será feita cobrança adicional na conta de luz dos brasileiros. A bandeira escassez hídrica, mais cara que a bandeira vermelha, que estava em vigor desde setembro de 2021 por conta da falta de chuvas e do encarecimento na produção de energia, estabelecia um custo adicional de R$ 14,20 para cada 100 kWh de energia consumidos ao longo do mês, exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social .

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que costuma informar as mudanças. Desta vez, a decisão de adiantar a bandeira verde foi tomada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Os dois órgãos são ligados ao Ministério de Minas e Energia.

O governo afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricasmais caras e poluentes que as hidrelétricas , o que possibilitou a suspensão da tarifa adicional.

A mudança deve resultar em uma redução média de 20% na conta de luz do consumidor residencial, segundo o Ministério de Minas e Energia. Com a manutenção das atuais condições de chuva, a pasta diz que a perspectiva é de bandeira verde até o fim de 2022.

ESTAVA ERRADO: Uma versão anterior deste texto dizia que a bandeira vermelha estava em vigor. Na verdade, a bandeira usada desde setembro era a de escassez hídrica, que prevê cobrança adicional à vermelha. O texto foi corrigido às 9h30 de 8 de abril de 2022.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas