Recife sofre com maior chuva em 42 anos, segundo prefeito
Da Redação
25 de maio de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h31)Capital pernambucana registra alagamentos e transbordamentos. Autoridades orientam a população a se abrigar em locais seguros e evitar se locomover para o que não é essencial
Alagamento na cidade de Recife em 25 de maio e 2022
Temporais que atingem a cidade de Recife desde segunda-feira (23) têm causado transbordamentos e alagamentos, com pessoas ilhadas. Segundo a Defesa Civil da capital pernambucana, as chuvas já ultrapassaram em quase 80% o volume de água esperado para todo o mês de maio. Segundo o prefeito, João Campos (PSB), o temporal é o maior registrado na cidade em 42 anos.
“Nós temos o registro de 194mm [de chuva] nas últimas 24 horas. Isso coloca este fenômeno como o terceiro maior da história do Recife, desde que temos registros pelo Inmet”, afirmou o prefeito João Campos (PSB) em entrevista à Rádio Jornal nesta quarta-feira (25). Ele pediu que a população permaneça em casa, evitando deslocamentos para aquilo que não é essencial.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiram alertas de nível máximo diante dos riscos causados pelos temporais. Há mal funcionamento dos terminais de ônibus, e diversas escolas, universidades e órgãos públicos suspenderam atividades. A Defesa Civil orienta a população que mora em locais de risco a procurar abrigos seguros e, caso necessário, acionar o órgão pelo número de telefone 0800 – 081.3400.
As chuva atingem toda região próxima a Recife, incluindo municípios como Camaragibe, Jaboatão de Guararapes, São Lourenço da Mata e a cidade histórica de Olinda, onde houve sete deslizamentos, com uma morte confirmada e duas pessoas desaparecidas. O Corpo de Bombeiros está fazendo buscas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas