Extra

PIB do Brasil tem crescimento de 1% no primeiro trimestre

Da Redação

02 de junho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h32)

IBGE divulga aumento na comparação com os últimos três meses de 2021. Alta foi impulsionada pelo setor de serviços

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Consumidores fazem compras em rua comercial de São Paulo

Consumidores fazem compras em rua comercial de São Paulo

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado com os três últimos meses de 2021, totalizando R$ 2,249 trilhões, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o terceiro aumento seguido dos bens e serviços produzidos no país após a baixa de o,2% registrada no segundo trimestre de 2021.

A alta do PIB foi impulsionada pelo setor de serviços, que cresceu 1%, com destaque para as atividades de transporte, armazenagem e correio (2,1%) e do comércio (1,6%). A agropecuária, por outro lado, apresentou queda de 0,9%, enquanto a indústria se manteve estável.

Quando comparado com o mesmo trimestre de 2021, o PIB dos três primeiros meses de 2022 registrou uma alta ainda maior, de 1,7%, puxada pelos setores de construção (9%), que aumentou pela quinta vez consecutiva, e de eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos (7,6%).

Apesar disso, a agropecuária teve um desempenho bastante negativo no primeiro trimestre, com uma queda de 8% em relação ao mesmo período de 2021. Isso porque as safras de produtos agrícolas importantes para os resultados do primeiro trimestre, como soja, arroz e fumo, tiveram resultados ruins, em meio a secas e geadas.

O resultado positivo dos três primeiros meses de 2022 contribuiu para que o PIB acumulado dos quatro trimestres terminados em março apresentasse alta de 4,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Diante desse cenário, o mercado estima que o PIB brasileiro vai ter, no ano, um avanço acima de 1%. A expectativa do governo, que costuma ser mais otimista, é de um crescimento na casa dos 1,5%.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas