Extra

Vice-presidente também deixa Caixa após relatos de assédio

Da Redação

02 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h35)

Celso Leonardo Barbosa, considerado número 2 do banco e próximo de Pedro Guimarães, oficializou a saída do cargo após ser citado em denúncias de funcionárias. Ele nega envolvimento

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/LINKEDIN CELSO LEONARDO BARBOSA – 02.07.2022

Celso Leandro Barbosa pede demissão da vice-presidência da Caixa Econômica Federal após denúncias de assédio sexual

Celso Leandro Barbosa pede demissão da vice-presidência da Caixa Econômica Federal após denúncias de assédio sexual

Celso Leonardo Barbosa deixou na sexta-feira (1º) o cargo de vice-presidente de Negócios de Atacado da Caixa Econômica Federal, informou o banco em comunicado ao mercado. Ele pediu demissão após ser citado em relatos de assédio sexual que são investigados pelo Ministério Público Federal e levaram à saída de Pedro Guimarães da presidência o banco.

Barbosa, que ocupava uma das 12 vice-presidências da Caixa, era próximo de Guimarães e se apresentava como “número dois” do banco estatal em seu perfil do LinkedIn . Segundo o jornal O Globo, Barbosa foi denunciado na ouvidoria da Caixa por uma funcionária por assédio sexual. Ele nega as acusações, e decidiu pedir demissão por orientação de sua defesa , segundo a advogada do executivo.

Pedro Guimarães estava à frente da Caixa desde o início do governo Bolsonaro, em 2019, e pediu demissão da presidência-executiva na quarta-feira (29), após a revelação na imprensa de denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias do banco. Parte dos relatos,que são investigadas pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal, veio a público na terça-feira (28) em reportagem do portal Metrópoles.

Guimarães nega que os relatos sejam verdadeiros e criticou a divulgação da apuração, que corre em sigilo . Segundo o Metrópoles, os episódios de assédio aconteceram sobretudo durante viagens de trabalho.O conselho de administração da Caixa informou que vai contratar uma auditoria externa para apurar denúncias feitas por funcionárias.

Após a demissão, a secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, foi nomeada para presidir a Caixa . A exoneração de Guimarães e a nomeação de Marques foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União da quarta-feira (29). A nova presidente do banco integrava a equipe econômica do governo federal desde o início do mandato de Jair Bolsonaro.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas