PL oficializa candidatura de Bolsonaro à reeleição
Da Redação
24 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h36)O general e ex-ministro da Defesa Braga Netto foi apontado como vice na chapa do presidente em sua busca pelo novo mandato. Primeira dama Michelle Bolsonaro participou da cerimônia
Temas
Compartilhe
Bolsonaro discursa durante a convenção nacional do PL, no Rio de Janeiro, que oficializou sua candidatura à presidência
O PL realizou neste domingo (24) uma convenção nacional no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para oficializar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição e confirmar o general e ex-ministro da Defesa Braga Netto como vice. Em seu discurso, que teve duração de 1 hora e 9 minutos, Bolsonaro convocou seus apoiadores a irem às ruas no dia 7 de setembro e atacou o Supremo Tribunal Federal.
A aprovação da candidatura foi anunciada por volta das 11h17. Na sequência, Bolsonaro subiu ao palco e o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PL) fez uma oração pelo presidente. Em seguida, a primeira dama Michelle Bolsonaro discursou, fazendo alusão a uma luta do bem contra o mal, dizendo que seu marido é “o escolhido de Deus” e afirmando que a reeleição “não é por um projeto de poder”, mas sim “por um propósito de libertação”. A equipe responsável pela campanha vê em Michelle uma forma de conquistar o voto das mulheres. Segundo o Datafolha, 61% desta fatia do eleitorado rejeitam o presidente.
Após o término da fala da primeira-dama, Bolsonaro pegou o microfone e fez um discurso exaltando as medidas do seu governo. Pouco antes do fim da sua fala, o presidente chamou os seus apoiadores para irem às ruas no 7 de setembro.“Nós somos maioria, nós somos do bem, nós temos liberdade para lutar pela nossa pátria. Convoco todos vocês agora, para que todo mundo, no 7 de setembro, vá as ruas pela última vez”, disse.
Bolsonaro ainda discursou contra o STF.“Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis é o Poder Executivo e o Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Interessa para todos nós. Não queremos o Brasil dominado por outra potência. E temos outras poucas potências de olho no Brasil.”
Entre os aliados do presidente que marcaram presença no evento estão personalidades como o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira, os deputados federais Daniel Silveira, Onyx Lorenzoni, Luiz Lima e Hélio Lopes, o senador Romário, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os ex-ministros Eduardo Pazuello e Tarcísio de Freitas, o ex-presidente Fernando Collor de Mello e o advogado Frederick Wassef.
Os portões do evento foram abertos por volta das 8h20 e não exigiram ingressos. Inicialmente, a cerimônia contaria com cadastro pela internet, mas, segundo o partido, uma mobilização de opositores tentou esvaziar o evento. O PL chegou a cancelar os ingressos de 40 mil pessoas.A deputada federal Carla Zambelli (PL) acionou a Polícia Federal para apurar o caso, que segundo ela foi de responsabilidade de “militantes de esquerda”.
A grande maioria dos apoiadores de Bolsonaro que compareceram ao Maracanãzinho estava vestida com as cores verde e amarela. Do lado de fora, ambulantes vendiam uma camisa exaltando o artigo 142 da Constituição Federal, usado pelos bolsonaristas de forma infundada para alegar uma justificativa legal para uma intervenção militar no Brasil. Durante a cerimônia houve uma apresentação da dupla sertaneja Mateus e Cristiano. Eles cantaram o Hino Nacional e o jingle da campanha.“É o capitão do povo que vai vencer de novo/ Ele é de Deus, e pode confiar/ Defende a família e não vai te enganar”, diz um trecho da canção. O slogan da campanha é “Pelo bem do Brasil”.
A menos de três meses do primeiro turno, Bolsonaro está atrás do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenção de voto. De acordo com o levantamento mais recente do Datafolha, divulgado em 23 de junho, ele recebeu 28% das menções dos entrevistados contra 47% do petista.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas