Extra

Novo oficializa candidatura de Felipe d’Avila à Presidência

Da Redação

30 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h38)

Com proposta de privatizar todas as estatais brasileiras, empresário vai disputar uma eleição pela primeira vez. Tem como vice o deputado federal Tiago Mitraud, do mesmo partido

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE NOVO 30 – 30.07.2022

Parlamentares em palanque, e ao centro de camisa preta o candidato à presidência, durante evento político do partido novo, que possui cor laranja como cor do partido

Convenção nacional do partido Novo, em São Paulo, que oficializou a candidatura de Felipe d’Avila à Presidência

O partido Novo oficializou neste sábado (30) a candidatura de Luiz Felipe d’Avila à Presidência da República. O anúncio foi realizado durante a convenção nacional do partido, em São Paulo. O deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) será o candidato a vice, formando uma chamada “chapa pura” .Até o momento, o Novo não fechou coligação com nenhuma outra legenda para a disputa eleitoral.

D’Avila foi anunciado como pré-candidato do partido após o ex-presidente do Novo João Amoêdo ter se retirado da disputa ao Palácio do Planalto. Ele foi o primeiro candidato da sigla à Presidência, em 2018, quando ficou em quinto lugar, com 2,7 milhões de votos. Amoêdo disse que a desistência da candidatura se deu pela falta de unidade dentro do partido, que se divide entre filiados favoráveis e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a convenção,d’Avila criticou os mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas intenções de voto à Presidência, e a atual gestão de Bolsonaro, pedindo a união do Brasil e o fim da polarização. “O brasileiro não vai às urnas pra viver o pesadelo do passado e nem a tortura do presente”, discursou. “País dividido não cresce, não melhora a vida. País dividido vai continuar pobre, desigual e injusto.”

Felipe d’Avila é empresário e cientista político e disputará pela primeira vez uma eleição. É neto do ex-deputado federal João Pacheco Chaves (MDB-SP) e primo da ex-deputada federal Manuela d’Avila (PCdoB-RS). Já foi filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), e perdeu as prévias do partido para João Doria na disputa ao governo de São Paulo em 2018.

Entre suas propostas está a privatização de todas as empresas estatais brasileiras e uma ampla reforma administrativa no país. O Novo é um dos mais recentes partidos brasileiros e foi criado por pessoas com um discurso liberal na economia, algumas ligadas a bancos, e sem histórico de atuação na política partidária tradicional. Tem entre os principais nomes o governador mineiro Romeu Zema, que foi eleito em 2018 e tenta a reeleição em 2022. Vice na chapa ao Palácio do Planalto, Tiago Mitraud está no primeiro mandato como deputado federal por Minas Gerais.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas