União Brasil anuncia senadora Soraya Thronicke à Presidência
Da Redação
02 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h37)Nome ganhou força no partido, dono da maior fatia do fundo eleitoral e com mais tempo de TV, após desistência de Bivar na disputa pelo Planalto. Composição completa da chapa ainda não foi definida
Temas
Compartilhe
Diretório do União Brasil anuncia Soraya Thronicke como pré-candidata à Presidência
O União Brasil anunciou nesta terça-feira (2) a pré-candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS) à Presidência da República. O anúncio já era esperado após a desistência, na semana passada do presidente da legenda, o deputado Luciano Bivar (PE), que deve disputar um novo mandato para a Câmara.Bivar desistiu da corrida presidencial após várias tentativas de articular um acordo para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno.
O nome de Soraya ainda precisa ser confirmado em uma convenção nacional do partido, que por lei deve ocorrer até o dia 5 de agosto. A composição completa da chapa, no entanto, ainda não está definida. O partido vem conversando com líderes de outras siglas, numa articulação encabeçada pelo vice-presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. “A ideia primordial agora é que possamos atrair outros partidos”, disse Soraya a jornalistas.
A pré-candidata sul-mato-grossense é senadora de primeiro mandato. Foi eleita em 2018, surfando na onda antipetista, e ainda tem mais quatro anos a cumprir no Senado. Advogada e empresária, foi eleita pelo PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro. Após o PSL se fundir ao Democratas, criando o União Brasil, parlamentares mais alinhados a Bolsonaro deixaram a legenda para se juntarem ao presidente no PL. A senadora, no entanto, preferiu continuar no partido, em um gesto que foi interpretado como de demonstração de fidelidade a Bivar.
O União Brasil é hoje o partido com a maior fatia do fundo eleitoral e mais tempo de TV. A sigla tem a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados e o maior volume de recursos dos fundos eleitoral e partidário disponíveis para as eleições de 2022. Em 2018, o PSL lançou a candidatura de Bolsonaro para a Presidência, enquanto o DEM ficou neutro na disputa. Na época, Bivar era presidente do PSL, mas depois rompeu com Bolsonaro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas