Extra

Michelle Bolsonaro compartilha vídeo que associa Lula a ‘trevas’

Da Redação

09 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h38)

Material republicado pela primeira-dama mostra ex-presidente com lideranças de religiões de matriz africana. Entidades apontam racismo, discurso de ódio e violação da legislação eleitoral

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: REPRODUÇÃO/ REDES SOCIAIS/ @MICHELLEBOLSONARO/ INSTAGRAM

Michelle Bolsonaro compartilhou vídeo que mostra Lula com lideranças de religiões de matriz africana

Michelle Bolsonaro compartilhou vídeo que mostra Lula com lideranças de religiões de matriz africana

A primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou em seu perfil do Instagram um vídeo, publicado na segunda-feira (8), que mostra o ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro com lideranças do candomblé e da umbanda. A postagem, feita pela vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) e compartilhada por Michelle, associa o petista a trevas e afirma que Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição. A vereadora diz ainda que O cristão tem que ter a coragem de falar de política hoje, para não ser proibido de falar de Jesus amanhã.

O vídeo, originalmente publicado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) em agosto de 2021, mostra Lula recebendo um “banho de pipoca” na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ao repostar o conteúdo, a esposa do presidente Jair Bolsonaro escreveu: “Isso pode, né! Eu falar de Deus, não!”. A atitude da primeira-dama vem na esteira de discussões sobre sua participação cada vez mais ativa na campanha de reeleição do marido estratégia para melhorar a imagem e atrair mais votos femininos para Bolsonaro e na associação cada vez mais estreita que o casal vem fazendo da religião com a corrida eleitoral.

Após a divulgação do vídeo pela primeira-dama, a Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz elaborou uma nota em que expressa preocupação com as declarações de caráter religioso reproduzidas por Michelle. O documento pede a retratação de Michelle e afirma que, por meio da “demonização do diferente”, seu discurso fere o Estado democrático de Direito, viola a legislação eleitoral e promove a cultura do ódio.

No domingo (7), Michelle usou o Palácio do Planalto para reunir evangélicos em um culto , ocasião em que aproveitou para reforçar a retórica de disputa entre o bem e o mal”. Ela declarou que, antes da chegada de seu marido ao cargo, o prédio já foi consagrado a demônios”, em alusão às gestões petistas que ocuparam o Planalto, mas que hoje é consagrado ao Senhor.

Esta não é a primeira vez que Lula, que lidera as pesquisas deintenção de voto, é apontado por seguidores de seu opositor como uma figura ligada ao “mal”. Em janeiro deste ano, o vereador bolsonarista Romulo Quintino (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de Cascavel (PR), usou um vídeo manipulado para sugerir que Lula declarava ter “uma relação com o Demônio”. Na ocasião, a Coalizão Negra por Direitos fez uma representação ao Ministério Público do Paraná e apontou que o material, além de ser falso, promovia discurso de ódio, e que esse tipo de associação é racista, extrapola o limite da liberdade de expressão e tem o objetivo de indignar e gerar ódio.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas