Extra

Ipec: Lula tem 44% das intenções de voto. Bolsonaro, 32%

Da Redação

15 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h39)

Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem em seguida na disputa para o Palácio do Planalto. Pesquisa é publicada na véspera do início da campanha eleitoral

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: BUDA MENDES/GETTY IMAGES – 07.MAI.2022

Lula fala ao microfone. Ao fundo, bandeira do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência em 2022

O Ipec divulgou nesta segunda-feira (15) as primeiras pesquisas de intenção de voto após a oficialização das candidaturas, cujo prazo chegou ao fim nesta mesma data. Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, lidera a corrida para o Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto.Já o candidato Jair Bolsonaro, do PL, que tenta a reeleição para a Presidência da República, aparece em segundo lugar, com 32% do total.

Ciro Gomes, do PDT, tem 6% das inteções de voto e a emedebista Simone Tebet, 2%, segundo o levantamento. Pela margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão empatados. Vera Lúcia, do PSTU, pontuou com 1%. Ela também fica empatada com Tebet, considerando a margem de erro. Outros candidatos não chegaram a 1%.

Lula lidera

Gráfico em barra mostra intenções de voto no primeiro turno. Em primeiro lugar aparece Lula (44%), seguido de Bolsonaro (32%), Ciro Gomes (6%), Simone Tebet (2%) e Vera Lúcia (1%). Outros candidatos não têm sequer 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 8% e 7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa é publicada na véspera do início da campanha eleitoral, que começa nesta terça (16). O nome de Roberto Jefferson, do PTB, não consta no levantamento porque, segundo o Ipec, quando a pesquisa foi registrada, ainda não havia informações concretas sobre sua candidatura, oficializada na sexta-feira (12). Já Pablo Marçal, que aparece no levantamento, não é mais candidato. Nesta segunda (15), seu partido, o Pros, decidiu apoiar o ex-presidente Lula.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram ouvidos 2.000 eleitores, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

O Ipec corresponde ao antigo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), tradicional empresa de pesquisas sobre temas como mercado e política.Os resultados desta segunda (15) foram publicados pela TV Globo e, em seguida, pelo portal g1 e pela GloboNews. Além do levantamento para a disputa para a Presidência da República, o Ipec também revelou as intenções de voto para os governos estaduais do Rio de Janeiro , São Paulo , Minas Gerais , Pernambuco e Rio Grande do Sul , além do Distrito Federal .

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas