Pesquisa mostra que 12% dos brasileiros adultos são LGBTI+
Da Redação
07 de novembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h48)Levantamento de universidades paulistas publicado na revista científica Nature Scientific Reports mapeou pessoas que se identificam como gays, lésbicas, bissexuais, assexuais ou transgênero
Pessoa participa de Parada LGBT na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Levantamento de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e publicado na revista científica Nature Scientific Reports mostra que 12% dos brasileiros adultos se identificam como gays, lésbicas, bissexuais, assexuais ou transgênero.
A pesquisa, publicada na Nature em julho, chegou a esse resultado após entrevistar uma amostra representativa da população brasileira. Os pesquisadores fizeram perguntas para 6.000 pessoas com mais de 18 anos em 129 cidades de todo o país. Os questionários foram aplicados em 2018 pelo instituto Datafolha.
Diferentemente de outros levantamentos sobre o tema, a pesquisa não se baseou na autodeclaração dos entrevistados, mas fez perguntas indiretas sobre sua identidade de gênero e preferências sexuais. Segundo os autores, o objetivo dessa estratégia foi evitar respostas enviesadas por incompreensão dos entrevistados de conceitos como gay, lésbica, transgênero, entre outros. Os resultados foram:
O percentual de pessoas identificadas como assexuais, ou seja, que disseram não sentir atração sexual ou romântica por nenhum gênero, surpreendeu os pesquisadores. A maioria das pessoas que se identificaram com essa descrição (93,5%) são mulheres. Para os autores do estudo, essa identificação pode estar relacionada a fatores sociais (mulheres chefes de família que abdicaram da vida sexual e romântica, por exemplo) e precisa ser mais investigada.
Em 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez a primeira coleta de dados sobre orientação sexual no Brasil. Segundo o levantamento, publicado em maio de 2022, 1,8% (ou 2,9 milhões de pessoas) da população adulta do país se declara homossexual ou bissexual. O instituto não levantou dados sobre identidade de gênero (que engloba pessoas trans) e comportamentos sexuais como a assexualidade.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas