Extra

Pesquisa mostra que 12% dos brasileiros adultos são LGBTI+

Da Redação

07 de novembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h48)

Levantamento de universidades paulistas publicado na revista científica Nature Scientific Reports mapeou pessoas que se identificam como gays, lésbicas, bissexuais, assexuais ou transgênero

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: PILAR OLIVARES/REUTERS – 15.NOV.2015

Pessoa com fantasia, botas com salto alto e um pequeno guarda-chuva colorido na mão caminha sobre uma bandeira gigantesca com as cores do arco-íris.

Pessoa participa de Parada LGBT na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Levantamento de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e publicado na revista científica Nature Scientific Reports mostra que 12% dos brasileiros adultos se identificam como gays, lésbicas, bissexuais, assexuais ou transgênero.

A pesquisa, publicada na Nature em julho, chegou a esse resultado após entrevistar uma amostra representativa da população brasileira. Os pesquisadores fizeram perguntas para 6.000 pessoas com mais de 18 anos em 129 cidades de todo o país. Os questionários foram aplicados em 2018 pelo instituto Datafolha.

Diferentemente de outros levantamentos sobre o tema, a pesquisa não se baseou na autodeclaração dos entrevistados, mas fez perguntas indiretas sobre sua identidade de gênero e preferências sexuais. Segundo os autores, o objetivo dessa estratégia foi evitar respostas enviesadas por incompreensão dos entrevistados de conceitos como gay, lésbica, transgênero, entre outros. Os resultados foram:

  • 1,37% dos entrevistados se identificam como gay
  • 0,93% se identifica como lésbica
  • 2,12% se identificam como bissexual
  • 5,76% se identificam como assexual
  • 0,68% se identifica como homem ou mulher trans
  • 1,18% se identifica como pessoa trans não binária (que não se identifica com o gênero masculino ou feminino)

O percentual de pessoas identificadas como assexuais, ou seja, que disseram não sentir atração sexual ou romântica por nenhum gênero, surpreendeu os pesquisadores. A maioria das pessoas que se identificaram com essa descrição (93,5%) são mulheres. Para os autores do estudo, essa identificação pode estar relacionada a fatores sociais (mulheres chefes de família que abdicaram da vida sexual e romântica, por exemplo) e precisa ser mais investigada.

Em 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez a primeira coleta de dados sobre orientação sexual no Brasil. Segundo o levantamento, publicado em maio de 2022, 1,8% (ou 2,9 milhões de pessoas) da população adulta do país se declara homossexual ou bissexual. O instituto não levantou dados sobre identidade de gênero (que engloba pessoas trans) e comportamentos sexuais como a assexualidade.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas