IA que gerou imagem falsa do papa encerra gratuidade
Da Redação
30 de março de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h20)David Holz, CEO da Midjourney, afirma que houve ‘influxo de novos usuários’ na plataforma de inteligência artificial ao justificar o encerramento do modelo sem custo. Versão paga permanece
Temas
Compartilhe
Imagem falsa do Papa Franscico geradas pela inteligência artificial Midjourney
O programa de inteligência artificial Midjourney encerrou seu serviço gratuito de geração de imagens em razão do “influxo de novos usuários” na plataforma, segundo o CEO da empresa, David Holz. A versão paga continua disponível aos usuários. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30) pelo portal The Verge.
Holz apontou uma “demanda extraordinária” e “abuso” cometido por usuários. Embora a empresa tenha feito ajustes recentes, eles não teriam sido suficientes para inibir o uso indevido.
Antes do cancelamento da gratuidade, o Midjourney permitia que qualquer pessoa se inscrevesse para usar o software via Discord – plataforma de mensagens –, oferecendo 25 gerações de imagens gratuitas até a cobrança de assinaturas a partir de US$ 10 por mês.
Imagens falsas do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sendo preso e do papa Francisco vestido com uma jaqueta puffer branca viralizaram nas redes sociais.Ainda segundo o CEO, antes a plataforma não era vista com potencial para gerar informação falsa. Entretanto, uma nova versão trouxe melhoras significativas no resultado final das imagens. Tanto a imagem do Trump e do papa foram feitas na nova versão aprimorada. A plataforma nega que o cancelamento tenha relação com as imagens que viralizaram.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas