3 de julho de 2023 foi o dia mais quente já registrado no planeta
Da Redação
04 de julho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h27)Dados são do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos EUA. Recorde anterior era de 2016. Mudanças climáticas e efeitos crescentes do El Niño ajudam a explicar temperatura
Temas
Compartilhe
Homem observa painel com informações sobre o aquecimento global na COP26, em Glasgow, na Escócia
A segunda-feira de 3 de julho de 2023 foi o dia mais quente já registrado no planeta, segundo levantamento doCentro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos.
A temperatura média global foi de 17,01°C, superando o recorde anterior, que havia ocorrido em 2016, com 16,92°C. As mudanças climáticas e o impacto crescente do fenômeno El Niño ajudam a explicar a marca.
“Infelizmente, essa é apenas a primeira de uma série de novos recordes que serão estabelecidos neste ano, à medida que as emissões crescentes de dióxido de carbono e gases de efeito estufa, juntamente com um evento de El Niño em desenvolvimento, empurram as temperaturas para níveis cada vez mais altos”
No norte da África, os termômetros têm chegado próximo dos 50°C. Até a Antártida, que está em seu período de inverno, vem registrando temperaturas mais altas do que o normal, conforme relatou a agência de notícias britânica Reuters.
As mudanças climáticas, apontadas como uma das responsáveis pelo aquecimento do planeta, vêm sendo debatidas por governos e empresas. O Nexo Políticas Públicas tem um glossário para ajudar você a entender os termos usados nesse debate.
O El Niño, apontado como outro responsável, é um fenômeno natural que há milhares de anos influencia chuvas e secas em partes do mundo. O Nexo tem um vídeo que explica como ele ocorre.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas