Extra

Chuvas matam 7 em São Paulo e derrubam luz na capital

Da Redação

04 de novembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h11)

Mais de 300 mil domicílios ficam sem energia por mais de 72 horas após temporal. Há registros de problemas também nos serviços de internet, água e telefonia. Mortes acontecem por quedas de árvores e muros

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/@LEFRANCA1975

Árvore caída no bairro da Vila Califórnia, em São Paulo

Árvore caída no bairro da Vila Califórnia, em São Paulo

O temporal que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira (3) deixou sete mortos e interrompeu os serviços de energia elétrica em bairros da capital. Também há registro de problemas nos serviços de internet, água e telefonia em algumas localidades. Até a noite desta segunda (6), pelo menos 315 mil residências permaneciam sem energia.

As mortes foram causadas por acidentes ocasionados pela chuva e pela ventania. Na capital e em Suzano, região metropolitana, três pessoas foram atingidas por árvores que caíram. Em Limeira e Osasco, outras três morreram após muros desabarem. Na Ilhabela, um homem foi vitimado por um naufrágio.

103,7 km/h

foi a intensidade das rajadas de vento registradas no Aeroporto de Congonhas na sexta-feira (3)

Empresa responsável pela distribuição de energia na capital, a Enel afirmou que a expectativa é que até a terça-feira (7) a os serviços sejam retomados integralmente. Os bairros mais afetados estão concentrados nas zonas sul e leste, como listou o portal UOL.

O abastecimento de água também atingiu uma série de localidades na região metropolitana. A Sabesp está destinando caminhões-tanque para tentar amenizar a situação, como informou o site da CNN Brasil.

Outubro foi o mês mais chuvoso desde o início das medições em uma série de municípios paulistas, incluindo a capital. De acordo com uma reportagem da revista Pesquisa Fapesp republicada pelo Nexo em abril, chuvas extremas com potencial de gerar desastres são cada vez mais comuns no país.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas