‘Porta-voz da IA’, Sam Altman é demitido da empresa que cofundou
Da Redação
17 de novembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h13)Conselho de administração da OpenAI, criadora do ChatGPT, anuncia que perdeu confiança no CEO. Mira Murati, que foi diretora de tecnologia da companhia, assume o cargo interinamente
Temas
Compartilhe
Sam Altman, CEO da OpenAI, em evento na Universidade de Tel Aviv
A OpenAI, criadora do ChatGPT, disse nesta sexta-feira (17) que Sam Altman, um de seus cofundadores, vai deixar o cargo de CEO da empresa.
Altman está nos noticiários desde 2022, quando a OpenAI lançou o ChatGPT e trouxe a inteligência artificial para o debate público. Quem assume o lugar dele interinamente é Mira Murati, que foi diretora de tecnologia da empresa.
“A saída de Altman se segue a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”
O comunicado da OpenAI sobre a saída do CEO não esclarece o que Altman teria escondido do conselho de administração, como registrou o jornal britânico The Guardian.
A demissão de Altman representa uma grande mudança no mundo da inteligência artificial. Ele se tornou uma espécie de porta-voz da transformação da indústria de tecnologia. O jornal americano The New York Times descreveu o cofundador da OpenAI como uma pessoa “capaz de encantar” políticos e reguladores no mundo todo.
Após o comunicado da OpenAI, Sam Altman fez uma publicação nas redes sociais em que afirmou que o tempo que passou na empresa “foi transformador” para ele e, “espero, para o mundo um pouco”, como contou a revista americana The New York Magazine.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas