Extra

Chuvas deixam 12 mortos no Rio de Janeiro

Da Redação

14 de janeiro de 2024(atualizado 15/01/2024 às 22h20)

Estragos estão concentrados na zona norte da capital e na Baixada Fluminense. Hospital ficou sem energia e moradores, ilhados. Água tomou quartel de bombeiros e sedes policiais

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.
FOTO: Divulgação/Governo do Rio / 14.jan.2024Funcionários do governo do Rio no bairro de Ricardo Albuquerque após deslizamento

Funcionários do governo do Rio no bairro de Ricardo Albuquerque após deslizamento

As chuvas que atingem a região metropolitana do Rio de Janeiro desde sábado (13) deixaram pelo menos 12 pessoas mortas. Os estragos estão concentrados na Baixada Fluminense e na zona norte da capital. 

Os mortos foram vitimados por afogamentos, descargas elétricas e soterramento e foram encontrados nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti, além de bairros cariocas como Irajá, Ricardo de Albuquerque e Comendador Soares. 

259 mm

de chuva foram registrados em 24 horas na estação meteorológica de Anchieta, na zona norte do Rio, um recorde

Vídeos mostraram moradores ilhados nas lajes de suas casas em Belford Roxo, aguardando resgate. O quartel de bombeiros em Nova Iguaçu ficou submerso, assim como a sede da Polícia Rodoviária Federal e um batalhão da Polícia Militar, ambos na capital. Um hospital no bairro de Acari ficou sem energia, como relatou o jornal O Globo. 

A Prefeitura do Rio declarou situação de emergência e adiou concursos públicos para ingresso na administração municipal e também o ensaio técnico de escolas de samba que se preparam para o carnaval, conforme explicou o site da CNN Brasil. A avenida Brasil, uma das principais da cidade, alagou e foi interditada. Estações de metrô fecharam e linhas de ônibus suspenderam suas operações. O prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu para que os moradores evitem sair de casa. 

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de “grande perigo” para as chuvas nos próximos dias, não só no Rio de Janeiro, como também em Minas Gerais e Espírito Santo. 

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas