Motoboy negro é agredido por morador branco e acaba detido
Da Redação
17 de fevereiro de 2024(atualizado 18/02/2024 às 17h50)Brigada Militar é chamada por entregadores em Porto Alegre após discussão com homem armado com faca. Agentes chegam ao local e primeiro prendem a vítima. Caso vai ser apurado por Corregedoria
O motoboy Everton da Silva é detido por policiais em Porto Alegre
Um motoboy negro foi agredido por um morador branco com uma faca em Porto Alegre neste sábado (17) e, após a polícia ser chamada, acabou detido pelos agentes da Brigada Militar. O episódio foi registrado em vídeos que circularam nas redes sociais.
As imagens mostram Everton Henrique Goandete da Silva, de 40 anos, sendo algemado e colocado num camburão, sob protestos de outros entregadores e pessoas que passavam no local. Eles gritavam para os policiais que Silva era a vítima e a detenção era motivada por racismo.
“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”
Eduardo Leite
governador do Rio Grande do Sul, em postagem no X (antigo Twitter), após repercussão do caso
Everton da Silva foi levado à delegacia por desacato a autoridade e depois liberado, segundo o jornal GaúchaZH, que conversou com o entregador. Ele diz que o morador se irritou com um grupo de motoboys que estava sentado num banco aguardando chamadas para entregas.
“Chegou um senhor que mora na rua, que reclamou. Ele não gosta desse volume de motoboys concentrado na frente do prédio. E tentou me matar. Ele me esfaqueou. Chamamos a polícia e o brigadiano foi ignorante… eu também fui um pouco exaltado. Aí acabei preso, mas já fui solto”
Everton da Silva
entregador, em entrevista ao GZH
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o homem branco de cabelos grisalhos, sem camisa, com uma faca na mão, gritando com o motoboy. De acordo com a GZH e testemunhas, o morador tentou atingir Silva no pescoço e causou um ferimento leve. Após a polícia chegar, os agentes conversam com os dois e, quando Silva se dirige ao morador e diz que ele tinha uma faca, os policiais seguram o entregador pela camisa e o algemam.
Foi só depois de deter Silva que os policiais abordaram o morador. Ele chegou a subir ao seu apartamento para vestir uma camisa antes de ser levado para a delegacia, de acordo com o jornal gaúcho. Segundo os agentes, ele afirmou ter sofrido um chute. O homem, que não teve o nome divulgado, também foi liberado após prestar depoimento, conforme registrou o jornal O Dia.
O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), disse que a Corregedoria da Brigada Militar vai apurar o episódio. O deputado estadual Matheus Gomes (Psol) escreveu no X, antigo Twitter, que o episódio reflete o racismo na polícia e no Rio Grande do Sul e que vai levar o caso a comissões da Assembleia Legislativa.
O Brasil tem registrado vários episódios de ofensas e agressões a entregadores nos últimos tempos, alguns marcados pelo racismo explícito. O podcast Durma com Essa tratou de alguns deles num episódio em abril de 2023.
O Nexo agora tem um canal no WhatsApp!
Você pode se inscrever neste link
Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas