Reino Unido prende mais de 400 por protestos xenofóbicos
Da Redação
06 de agosto de 2024(atualizado 06/08/2024 às 14h17)Manifestantes entraram em confronto com a polícia e incendiaram carros em atos convocados por grupos de extrema direita. Tudo começou com uma notícia falsa sobre a autoria de um atentado que matou três crianças
Temas
Compartilhe
Manifestante em protesto convocado pela extrema direita na cidade de Rotherham
O governo do Reino Unido já prendeu mais de 400 pessoas por protestos violentos nos últimos dias, de acordo com balanço atualizado nesta terça-feira (6).
As manifestações são convocadas por movimentos de extrema direita e começaram após a divulgação de uma notícia falsa que atribuiu a um suposto imigrante muçulmano um ataque a faca que deixou três crianças mortas no dia 30 de julho. Desde então, atos xenofóbicos e islamofóbicos tomaram as ruas do país.
6.000
é o número de policiais convocados pelo governo britânico para lidar com os protestos da extrema direita
O autor do crime foi um galês de 17 anos, filho de ruandeses, como contou o portal UOL. Ele está preso em Southport, onde ocorreram os assassinatos.
Conforme relatou o site da BBC, a desinformação começou a circular em redes sociais e aplicativos de mensagem ainda no dia do ataque. O governo britânico chegou a desmentir as informações falsas, mas grupos de extrema direita passaram a fazer convocações para atos em diversas cidades do Reino Unido.
Como mostrou o jornal The Guardian, manifestantes entrarem em confronto com a polícia e incendiaram automóveis em cidades como Bristol, Rotherham, Hartlepool e a capital Londres.
Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas