Extra

Nobel da Física vai para pioneiros da inteligência artificial

Da Redação

08 de outubro de 2024(atualizado 08/10/2024 às 14h45)

Americano John Hopfield e britânico Geoffrey Hinton dividirão o prêmio concedido pelo impacto de suas pesquisas para o aprendizado de máquina

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.
FOTO: Christine Olsson /TT News Agency via Reuters - 8.out.2024

Academia sueca apresenta John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton como vencedores do Nobel da Física

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou nesta terça-feira (8) que os vencedores de 2024 do Prêmio Nobel da Física são o americano John J. Hopfield e o britânico Geoffrey E. Hinton. 

O americano, que é professor na Universidade Princeton (EUA), e o britânico, professor na Universidade de Toronto (Canadá), receberão a honraria por terem utilizado ferramentas da física para desenvolver métodos que forneceram a base para o atual aprendizado de máquina. 

“[O prêmio é concedido aos dois] pelas descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina com redes neurais artificiais”

Real Academia Sueca de Ciências

em anúncio nesta terça-feira (8)

Hopfield criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados. Já Hinton inventou um método que mapeia propriedades em dados e, assim, executa tarefas como identificar elementos específicos em imagens, como contou o site do Nobel.

No anúncio dos vencedores, Ellen Moons, membro do comitê do Nobel na Real Academia Sueca de Ciências, afirmou que as redes neurais têm sido usadas para promover pesquisas em física e “também se tornaram parte de nossas vidas diárias, por exemplo, no reconhecimento facial e na tradução de idiomas”, como relatou o site da rádio americana NPR.

Moons também ressaltou, no entanto, que o aprendizado de máquina e a inteligência artificial preocupam o mundo. “Coletivamente, os humanos carregam a responsabilidade de usar essa nova tecnologia de forma segura e ética para o maior benefício da humanidade”, disse Moons, segundo a rede qatari Al Jazeera.

A dupla irá dividir igualmente o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões), conforme registrou o site G1. 

Os premiados em 2023 foram os franceses Pierre Agostini e Anne L’Huillier e o húngaro Ferenc Krausz por suas pesquisas sobre o comportamento de elétrons dentro dos átomos, como Nexo mostrou na época. 

Assine nossa newsletter diária

Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas