Pesquisa aponta queda do número de leitores no Brasil
Da Redação
19 de novembro de 2024(atualizado 19/11/2024 às 23h55)Perda foi de 6,7 milhões em cinco anos. Levantamento mostra que 53% dos entrevistados não tinham lido qualquer gênero, incluindo a Bíblia
Conjunto de livros em biblioteca
Você leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos três meses? Se sua resposta é sim (e aqui vale até a Bíblia), você é um “leitor”. Se sua resposta é não, você é um “não leitor”.
Esse é o critério da pesquisa “Retratos da Leitura do Brasil”, realizada a cada quatro anos desde 2007 pelo Instituto Pró-Livro. Em 2024, pela primeira vez, o número de “não leitores” foi maior do que o de “leitores”.
TRAJETÓRIA
O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec, que ouviu 5.504 pessoas de 30 de abril a 31 de julho de 2024 em 208 municípios — a margem de erro é de um ponto percentual. O resultado (veja íntegra) mostra uma queda no número de “leitores” no país.
Em 2019, a estimativa é de que havia 100,1 milhões de “leitores” no Brasil, segundo a mesma pesquisa. Em 2024, a estimativa indica 93,4 milhões de “leitores”. Em cinco anos, portanto, a perda foi de 6,7 milhões, conforme destacou o jornal Folha de S.Paulo.
“A internet e as redes sociais estão roubando o tempo do livro”
Zoara Failla
coordenadora da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”
Segundo a pesquisa, os brasileiros leem, em média, 3,96 livros por ano. Houve queda em relação a 2019, quando a média era de 4,95 livros por ano. O livro preferido dos entrevistados é a Bíblia, fenômeno registrado desde que o levantamento começou a ser feito em 2007, conforme registrou o jornal O Estado de S. Paulo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas