Extra

Lula sanciona lei que proíbe uso de celulares em escolas

Da Redação

13 de janeiro de 2025(atualizado 14/01/2025 às 06h55)

Medida abrange unidades públicas e privadas de todo o país. Plano do governo é colocá-la em prática a partir do ano letivo de 2025

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.
FOTO: freepikEstudante mexe em celular

Estudante mexe em celular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) a lei que proíbe o uso de celulares por estudantes em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O plano do governo é implementar a medida ainda no ano letivo de 2025. O Ministério da Educação vai realizar uma campanha nacional sobre o tema entre os meses de janeiro e março.

“A gente precisa voltar a permitir que humanismo não seja trocado por algoritmos. Depois que ele sair da sala de aula, que ele chegar na casa dele, que a mãe dele faça o que quiser, não vamos proibir, não estamos interferindo, estamos apenas educando de que tem lugar que é permitido e tem lugar que não é permitido”

Luiz Inácio Lula da Silva

presidente do Brasil, em cerimônia na qual sancionou a proibição dos celulares, aprovada pelo Congresso em 2024

Haverá seminários para gestores e professores sobre os impactos do celular na escola, além de cursos de saúde mental e distribuição de guias sobre a proibição. Familiares dos estudantes também serão alvo da campanha, assim como os próprios estudantes, segundo informou o jornal Folha de S.Paulo.

Alguns municípios e estados já têm regras sobre o tema. O Ceará tem uma lei desde 2008 que proíbe alunos de usarem celulares e outros aparelhos eletrônicos no horário de aula, mas na prática cada escola define graus de restrição variados, como mostrou o Diário do Nordeste. São Paulo adotou a proibição a partir de uma lei sancionada no fim de 2024.

A prefeitura do Rio de Janeiro impôs por decreto um veto nas salas de aula e nos intervalos da rede municipal no ano letivo de 2024, como contou o podcast Durma com Essa em fevereiro.

28%

das escolas brasileiras proíbem o uso de celulares, segundo a pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil

O tema é amplamente discutido na educação. Professores e gestores argumentam que se, por um lado, os celulares podem ser usados em atividades escolares, por outro, seu uso excessivo pode impactar a saúde e o desenvolvimento infantil. O Nexo apresentou o debate num Expresso, que mostra que países como França, Holanda e Itália já adotaram proibições ao uso de celular em sala de aula.

Assine nossa newsletter diária

Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas