Extra

EUA prendem mais de 500 imigrantes e deportam centenas

Da Redação

24 de janeiro de 2025(atualizado 24/01/2025 às 18h44)

Brasil recebe primeiro voo com deportados. Governo Trump pode expulsar 1,4 milhão de pessoas do país

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

Primeira leva de imigrantes deportados pelo governo Trump em 2025

O governo americano anunciou ter prendido 538 imigrantes em situação irregular e deportado “centenas” desde o início da nova gestão de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos na segunda-feira (20). O anúncio foi feito pelo perfil oficial da Casa Branca no X na quinta-feira (23).

Foram presos “imigrantes ilegais criminosos, incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue Tren de Aragua e vários imigrantes ilegais condenados por crimes sexuais contra menores”, segundo Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, afirmou nas redes sociais.

158

é o número de pessoas a bordo do voo com deportados dos Estados Unidos com destino ao Brasil, segundo a Polícia Federal 

O Brasil recebe nesta sexta-feira (24) um voo com deportados dos EUA, que pousará em Belo Horizonte (MG). Segundo a Polícia Federal, 88 brasileiros estão na aeronave, como contou o portal UOL.   

As prisões e deportações integram as medidas anti-imigração do novo mandato de Donald Trump, que logo após assumir a Presidência decretou emergência na fronteira sul para impedir a entrada de imigrantes no país, conforme o Nexo registrou.

Trump também concedeu aos funcionários do Departamento de Imigração e Alfândega o poder de deportar instantaneamente migrantes autorizados a entrar no país temporariamente, como revelou o jornal americano The New York Times. A medida, proibida por leis internacionais, pode resultar na expulsão de 1,4 milhão de pessoas dos EUA.

Veículos militares e helicópteros patrulham uma parte da fronteira entre os Estados Unidos e o México, conforme mostra vídeo divulgado nesta sexta-feira (24) pela Casa Branca e publicado pelo site G1.

Assine nossa newsletter diária

Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você

 

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas