Gráfico

A distribuição das vagas do Sisu 2024 por unidade federativa

Amanda Fonseca, Gabriel Zanlorenssi e Mariana Froner

30 de janeiro de 2024(atualizado 06/02/2024 às 18h20)

Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os estados com mais vagas. Instituições federais representam 86,3% do total

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

 

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) divulgou nesta quarta-feira (31) o resultado dos selecionados para 264 mil vagas de universidades e institutos públicos. A divulgação estava prevista inicialmente para terça-feira (30), mas foi adiada por conta de problemas técnicos. 

O Sisu é a principal forma de acesso ao ensino superior público e utiliza a nota do último Enem realizado. O sistema oferece vagas em 127 instituições de ensino superior, sendo 96 federais, 30 estaduais e 1 municipal. Do total de vagas, 86,3% são de universidades ou institutos federais.

 Gráfico de barras do número de vagas ofertadas no Sisu em 2024, por tipo de instituição e unidade federativa. Com destaque para Minas Gerais, que é a UF com mais vagas disponíveis, seguida do Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba, todas com mais de 20 mil vagas. Rondônia é o único estado sem vagas ofertadas no Sisu. Usando a nota do Enem, o Sisu é o principal sistema de acesso a universidades e institutos públicos.

Em 2024, há vagas no Sisu em 26 das 27 unidades federativas, a única exceção é Rondônia, onde as instituições públicas têm sistemas próprios de seleção.

O estado com mais vagas ofertadas no Sisu foi Minas Gerais, com 33,7 vagas, seguido do Rio de Janeiro, com 29,4 mil. A Bahia teve o maior número de vagas em instituições estaduais do país, com 7,5 mil.

São Paulo, a unidade federativa mais populosa, aparece apenas na 8ª posição no ranking. No estado, as estaduais não aderem ao Sisu, utilizando as notas do Enem em sistemas próprios de ingresso.

ESTAVA ERRADO: Uma versão anterior deste texto afirmava que o resultado do Sisu 2024 já havia sido divulgado na metade da tarde de terça-feira (30). Na verdade, houve um atraso e o resultado foi divulgado na quarta-feira (31). O texto foi corrigido às 19h28 de 30 de janeiro de 2024 e atualizado novamente às 18h32 do dia 31 de janeiro de 2024.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas