Gráfico

Relação entre pessoas do mesmo sexo ainda é crime em 64 países

Gabriel Zanlorenssi e Mariana Froner

04 de junho de 2024(atualizado 05/06/2024 às 17h42)

Maioria está na África e na Ásia. Por legado da colonização britânica, Guiana é única nação da América do Sul que mantém proibição

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

 

Segundo um levantamento da Human Trust Dignity, 64 países membros ou observadores da ONU criminalizam relações sexuais de pessoas do mesmo sexo. Entre eles, 31 estão na África e 22 na Ásia. Na América do Sul, a homossexualidade é proibida apenas na Guiana, ainda que a lei não seja aplicada.

A criminalização na maioria desses países ocorre por base religiosa, em países muçulmanos, ou por herança das leis coloniais britânicas. 

O fato de não existir leis que criminalizem a homossexualidade não impede que a comunidade LGBTI+ sofra perseguições. Em países como a Rússia, a homossexualidade é proibida apenas na Chechênia, mas pessoas LGBTI+ não podem se expressar publicamente.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas