Uma pesquisa, feita em parceria pelo Datafolha e pela Fundação Itaú, trouxe informações sobre os hábitos culturais da população brasileira em 2024.
Participação em atividades culturais
presenciais e online/em casa no Brasil
EM 2024, POR PESSOAS ENTRE 16 E 65 ANOS
12%
realizou atividades presenciais
há mais de um ano
dos entrevistados realizou
atividades culturais presenciais
85%
realizou atividades presenciais
nos últimos 12 meses
3%
realizou atividades
online ou em casa
há mais de
um ano
dos entrevistados realizou
atividades culturais online
ou em casa
89%
realizou atividades
online ou em casa
nos últimos 12 meses
Eventos ao ar livre e shows estão entre as atividades mais realizadas. Circo e biblioteca também aparecem no topo da lista, mas a maioria não participou dessas atividades recentemente.
Participação em atividades culturais
presenciais no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Eventos ao ar livre (88% dos entrevistados)
Atividades infantis (63%)
Apresentações de dança (60%)
Espetáculos de teatro (52%)
Festivais literários (37%)
Saraus de poesia ou literários (27%)
Festivais de música (25%)
Atividades presenciais são mais comuns em regiões metropolitanas, municípios de médio ou grande porte e entre pessoas com maior escolaridade e classe econômica. São menos procuradas por pessoas de 45 a 65 anos.
No entanto, atividades culturais como visitas a museus, bibliotecas e a prática de dança são mais influenciadas pela escolaridade do que pela classe econômica.
A redução do estresse, conhecer novos lugares e coisas novas são os principais fatores que levam as pessoas a realizar essas atividades. Insegurança e violência, além da falta de dinheiro, estão na ponta oposta.
Motivos para realizar atividades culturais
presenciais no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Relaxar, diminuir o estresse
43% dos que fazem atividades presenciais
Convivência, interação com outras pessoas
A maior parte dos jovens busca principalmente
“novas experiências” (46% dos jovens),
enquanto os mais velhos priorizam
“melhorar a saúde” (32%).
Nada o motiva, prefere ficar em casa
Motivos para não realizar atividades
culturais presenciais
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
35% dos que não fazem atividades presenciais
Disponibilidade de horário
Desconhecimento, falta de
informação sobre programação
Falta de tempo, trabalho, cuidados com familiares
Não tenho interesse, vontade
Entre as atividades online ou em casa, ouvir música foi a mais citada. Novelas e leitura de livros aparecem entre atividades que as pessoas já fizeram, mas uma grande fatia não fez isso recentemente. Nos últimos 12 meses, assistir streaming supera o assistir novelas no Brasil.
Participação em atividades culturais
online ou em casa no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Ouvir música online (87% dos entrevistados)
Assistir filmes em plataformas de streaming (80%)
Ler livros impressos (78%)
Assistir séries on-line (77%)
Jogar jogos eletrônicos online (54%)
Ler ebooks/livros digitais (50%)
Essas atividades são mais frequentes entre jovens com maior escolaridade e poder aquisitivo, principalmente em regiões metropolitanas.
Em contraste, assistir novelas é mais comum entre pessoas com menor escolaridade e classe econômica, enquanto a leitura de livros impressos está mais relacionada ao nível de escolaridade.
O aumento da aprendizagem e maior flexibilidade são os principais motivadores para se engajar em atividades online. Por outro lado, os principais fatores que desmotivam os entrevistados são a falta de interação com outras pessoas, o cansaço/desânimo e a falta de conhecimento sobre programação.
Motivos para realizar atividades culturais
online ou em casa no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Aprendizagem, conhecimento, enriquecimento cultural
43% dos que fazem atividades online/em casa
Redução de custos com deslocamento
Dificuldade de socializar
Falta de motivação para atividades online
Nada o motiva a fazer atividades
presenciais, prefere ficar em casa
Motivos para não realizar atividades
culturais online ou em casa no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Problemas ou dificuldades com a internet
46% dos que não fazem atividades online/em casa
Falta de interação com outras pessoas
Desconhecimento sobre programação
Não ter internet ou ter uma conexão ruim
Cansaço, desânimo, preguiça
Não tem emoção, ausência de emoção
Nada desmotiva, mas prefere estar presencial
Fonte: “Hábitos Culturais”, 2024. Datafolha e Fundação Itaú. A pesquisa teve uma amostra de 2.494 pessoas, entre 16 e 65 anos, de classes econômicas e escolaridades diversas. As entrevistas foram realizadas entre 6 e 16 de Agosto de 2024.
Uma pesquisa, feita em parceria pelo Datafolha e pela Fundação Itaú, trouxe informações sobre os hábitos culturais da população brasileira em 2024.
Participação em atividades
culturais presenciais e
online/em casa no Brasil
EM 2024, POR PESSOAS ENTRE 16 E 65 ANOS
dos entrevistados realizou
atividades culturais presenciais
12%
realizou atividades
presenciais há mais
de um ano
85%
realizou atividades
presenciais nos
últimos 12 meses
dos entrevistados realizou atividades
culturais online ou em casa
3%
realizou atividades
online ou em casa
há mais de um ano
89%
realizou atividades
online ou em casa
nos últimos
12 meses
Eventos ao ar livre e shows estão entre as atividades mais realizadas. Circo e biblioteca também aparecem no topo da lista, mas a maioria não participou dessas atividades recentemente.
Participação em atividades
culturais presenciais no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Eventos ao ar livre (88% dos entrevistados)
Atividades infantis (63%)
Apresentações de dança (60%)
Espetáculos de teatro (52%)
Festivais literários (37%)
Saraus de poesia ou literários (27%)
Festivais de música (25%)
Atividades presenciais são mais comuns em regiões metropolitanas, municípios de médio ou grande porte e entre pessoas com maior escolaridade e classe econômica. São menos procuradas por pessoas de 45 a 65 anos.
No entanto, atividades culturais como visitas a museus, bibliotecas e a prática de dança são mais influenciadas pela escolaridade do que pela classe econômica.
A redução do estresse, conhecer novos lugares e coisas novas são os principais fatores que levam as pessoas a realizar essas atividades. Insegurança e violência, além da falta de dinheiro, estão na ponta oposta.
Motivos para realizar atividades
culturais presenciais no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Relaxar, diminuir o estresse
43% dos que fazem atividades presenciais
Convivência, interação com outras pessoas
Nada o motiva, prefere ficar em casa
A maior parte dos jovens busca principalmente
“novas experiências” (46% dos jovens),
enquanto os mais velhos priorizam
“melhorar a saúde” (32%).
Motivos para não realizar
atividades culturais presenciais
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
35% dos que não fazem atividades presenciais
Cansaço, desânimo, preguiça
Disponibilidade de horário
Desconhecimento, falta de
informação sobre programação
Falta de tempo, trabalho, cuidados com familiares
Não tenho interesse, vontade
Entre as atividades online ou em casa, ouvir música foi a mais citada. Novelas e leitura de livros aparecem entre atividades que as pessoas já fizeram, mas uma grande fatia não fez isso recentemente. Nos últimos 12 meses, assistir streaming supera o assistir novelas no Brasil.
Participação em atividades
culturais online ou em casa
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Ouvir música online (87% dos entrevistados)
Assistir filmes em plataformas de streaming (80%)
Ler livros impressos (78%)
Assistir séries on-line (77%)
Jogar jogos eletrônicos online (54%)
Ler ebooks/livros digitais (50%)
Essas atividades são mais frequentes entre jovens com maior escolaridade e poder aquisitivo, principalmente em regiões metropolitanas.
Em contraste, assistir novelas é mais comum entre pessoas com menor escolaridade e classe econômica, enquanto a leitura de livros impressos está mais relacionada ao nível de escolaridade.
O aumento da aprendizagem e maior flexibilidade são os principais motivadores para se engajar em atividades online ou em casa. Por outro lado, os principais fatores que desmotivam os entrevistados são a falta de interação com outras pessoas, o cansaço/desânimo e a falta de conhecimento sobre programação.
Motivos para realizar atividades
culturais online ou em casa
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Aprendizagem, conhecimento, enriquecimento cultural
43% dos que fazem atividades online/em casa
Redução de custos com deslocamento
Dificuldade de socializar
Falta de motivação para atividades online
Nada o motiva a fazer atividades
presenciais, prefere ficar em casa
Motivos para não realizar
atividades culturais online ou
em casa no Brasil
Em 2024, por pessoas entre 16 e 65 anos
Problemas ou dificuldades com a internet
46% dos que não fazem atividades online/em casa
Falta de interação com outras pessoas
Desconhecimento sobre programação
Não ter internet ou ter uma conexão ruim
Cansaço, desânimo, preguiça
Não tem emoção, ausência de emoção
Nada desmotiva, mas prefere estar presencial
Fonte: &“Hábitos Culturais”, 2024. Datafolha e Fundação Itaú. A pesquisa teve uma amostra de 2.494 pessoas, entre 16 e 65 anos, de classes econômicas e escolaridades diversas. As entrevistas foram realizadas entre 6 e 16 de Agosto de 2024.