Interativo

80 anos de Chico Buarque: você conhece a carreira do cantor?

Lucas Zacari

18 de junho de 2024(atualizado 19/06/2024 às 21h23)

Neste quiz, o ‘Nexo’ testa seus conhecimentos sobre a obra do artista, que além da música fez contribuições para o teatro, o cinema e a literatura nacionais

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Lucas Neopmann

O cantor e compositor Chico Buarque completa 80 anos nesta quarta-feira (19). Nascido no Rio de Janeiro, sua carreira começou aos 22 anos, com o lançamento do álbum homônimo “Chico Buarque de Hollanda”, em 1966. O músico foi um dos mais engajados de sua geração, com letras críticas à ditadura militar, geralmente munidas de metáforas para despistar a censura.  

77

álbuns lançados por Chico Buarque em sua carreira, somando trabalhos solos, parcerias, shows ao vivo e coletâneas

A música não foi a única arte na qual Chico se aventurou ao longo de sua carreira. A obra completa do artista conta com experiências na dramaturgia, no cinema e na literatura. A peça “Roda viva”, encenada em 1968, foi um marco da luta pela liberdade artística em meio ao regime militar. 

Neste quiz, o Nexo faz dez perguntas sobre momentos da carreira do artista, abordando as diversas áreas na qual Chico transitou. 

1

Em 1966, mesmo ano em que lançou seu álbum de estreia, “Chico Buarque de Hollanda”, o cantor venceu o Festival de Música Popular Brasileira com uma faixa desse disco. Qual era a música?

 

Resposta:

O 2º Festival de Música Popular Brasileira, exibido na TV Record, premiou duas canções como as melhores daquele ano.“A banda”, de Chico Buarque e Nara Leão, ficou na primeira colocação, empatada com “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Na premiação,  Jair Rodrigues, Trio Maraiá e Trio Novo interpretaram a segunda música. 

 

2

Que dramaturgo foi o responsável pela montagem de “Roda viva”, primeira peça escrita por Chico Buarque que foi censurada pela ditadura?

 

Resposta:

Responsável pela fundação do Teatro Oficina, uma das principais companhias teatrais do país, Zé Celso foi o responsável por dirigir “Roda viva”, em 1968. A peça é uma comédia musical e faz uma crítica à sociedade de consumo e à violência institucional. A encenação durou menos de 10 meses até ser proibida pelo governo militar, em outubro do mesmo ano, por ser considerada “subversiva”. 

 

Nesse período, a montagem sofreu com censura e com invasões de militantes pró-ditadura militar. O ataque mais agressivo aconteceu em 18 de julho de 1968, quando integrantes do Comando de Caça aos Comunistas agrediram os atores da peça, que contava com nomes como Marília Pêra e Paulo César Pereio.

3

Em janeiro de 1969, Chico Buarque se exilou em um país europeu durante 14 meses para fugir da repressão do governo militar. Que país foi esse?

Resposta:

A viagem para a capital italiana, Roma, ao lado da sua então esposa, a atriz Marieta Severo, iria durar apenas um mês. No entanto, durante esse período, ele foi alertado em uma carta de Caetano Veloso – também em exílio, mas na Inglaterra – para se manter na Europa e se proteger de represálias do governo ditatorial brasileiro.  

 

No exterior, Chico acompanhou o nascimento de sua primeira filha, Silvia. O cantor voltou ao Brasil em 20 de março de 1970. Durante o exílio, compôs algumas músicas marcantes de seu repertório, como “Apesar de você”. A faixa se tornou um hino contrário à ditadura no país e vendeu 100 mil cópias até fevereiro de 1971. 

4

Uma das músicas mais conhecidas de Chico Buarque é “Construção” (1971), em especial pela estrutura textual e de rimas da composição. Qual é essa particularidade?

Resposta:

“Construção” retrata um dia de um trabalhador da construção civil. A composição chama atenção pela presença de versos alexandrinos – ou seja, com 12 sílabas poéticas – e é praticamente toda rimada em palavras proparoxítonas. As rimas também se revezam ao longo dos versos, recontando a história: “Amou daquela vez como se fosse a última” e “Amou daquela vez como se fosse máquina”, por exemplo

 

Na versão original da música, três estrofes da faixa “Deus lhe pague” quebram a sequência de rimas e versos alexandrinos. O álbum “Construção” conta ainda com outros sucessos de Chico como “Cotidiano” e “Samba de Orly”.

5

“Quando o Carnaval chegar” (1972), do diretor Cacá Diegues, tem no seu elenco Chico Buarque e outras duas cantoras de muito sucesso da música popular brasileira. Quem são?

Resposta:

“Quando o carnaval chegar” é um dos poucos filmes em que Chico Buarque não interpreta a si mesmo. O longa traz o cantor como Paulo, Nara Leão como Mimi e Maria Bethânia como Rosa. Os três também são cantores na produção e a trama mostra a relação entre eles ao longo de shows. 

 

Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia em cena de "Quando o carnaval chegar" (1972). Duas mulheres, com blusa e saia azul e camiseta preta, estão de braços dados com um homem de terno rosa, camisa branca e gravata borboleta preta. Os três estão com um bastão nas mãos e cartolas na cabeça

Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia em cena de “Quando o carnaval chegar” (1972)

 

O filme reedita a parceria de Chico com Leão, responsável por músicas como “A banda”, “João e Maria” e “Com açúcar, com afeto”. Já com Bethânia, o primeiro material musical da dupla acontece em 1975, com a gravação de um show ao vivo. 

6

O musical infantil “Os saltimbancos” (1977) conta a história de um grupo de animais que se rebela contra seus donos pelos maus tratos sofridos. Quais são os bichos protagonistas da montagem?

Resposta:

A peça é uma adaptação da obra literária “Os músicos de Bremen”, conto escrito pelos irmãos Grimm. A história começa com o jumento fugindo de seu dono da fazenda e indo para a cidade. No caminho, encontra o cachorro e a galinha, também explorados, e a gata, impedida de voltar para casa. Eles se juntam para formar uma banda, mas precisam enfrentar os antigos donos para ter um lugar de morar. 

 

As vozes dos animais são de cantores conhecidos da música popular brasileira. O jumento é Magro Waghabi, o cachorro é Ruy Faria, a galinha é Miúcha – irmã de Chico – e a gata é Nara Leão.

7

Quais produções estrangeiras inspiraram “Ópera do Malandro”, peça encenada pela primeira vez em 1978?

Resposta:

A “Ópera dos três vinténs” é de autoria dos alemães Kurt Weill e Bertolt Brecht e estreou em 1928. Essa versão é uma paródia da obra inglesa “Ópera dos mendigos”, de John Gay, encenada originalmente em 1728. Enquanto o texto original faz uma crítica à aristocracia inglesa, a do início do século 20 retrata o pensamento burguês. 

 

A segunda versão fez sucesso mundialmente e Chico Buarque adaptou-a para a realidade brasileira, ambientando durante o Estado Novo (1939-1945). O musical acompanha o contrabandista Max Overseas e os desdobramentos de seu relacionamento com Teresinha, filha de Duran, dono de cabarés e bordéis no Rio de Janeiro. 

8

Torcedor fanático do Fluminense, o cantor tem uma relação muito forte com o futebol. Seus jogos no campo do Politheama, no Rio de Janeiro, costumam reunir artistas e celebridades. Em 1980, um músico famoso internacionalmente participou de uma partida ao lado de Chico nesse local. Quem foi?

Resposta:

A única visita de Bob Marley ao Brasil aconteceu em março de 1980. O convite veio da gravadora alemã Ariola para comemorar o lançamento da filial brasileira da empresa. O cantor jamaicano aceitou a proposta pela admiração que tinha por jogadores como Pelé, Jairzinho e Rivellino, campeões da Copa do Mundo de 1970, no México.

No Brasil, ele foi ao campo do Politheama, time amador de Chico, para jogar uma partida festiva. Nomes como Toquinho e Alceu Valença e o também campeão mundial pela seleção Paulo César Caju estavam na escalação.

9

O livro de estreia de Chico Buarque é “Chapeuzinho amarelo” (1970), considerado um clássico da literatura infantil. O artista também escreveu romances e contos. Quantos livros ele já lançou?

Resposta:

Depois do lançamento infantil, Chico Buarque publicou a novela pecuária “Fazenda Modelo” (1974) e o poema autoral “A bordo do Rui Barbosa” (1981). A partir de 1991, também escreveu romances e contos. Ele conquistou quatro vezes o prêmio Jabuti, principal concurso literário brasileiro, com os livros “O estorvo” (1991), “Budapeste” (2004), “Leite derramado” (2010) e “Irmão alemão” (2017). 

 

O novo livro de Chico Buarque é “Bambino a Roma”, com lançamento previsto para agosto de 2024. O romance tem como inspiração os dois anos em que viveu na capital italiana durante a sua infância. A mudança aconteceu em 1953, quando seu pai, o historiador e cientista social Sérgio Buarque de Hollanda, recebeu um convite para dar aula na Universidade de Roma. 

10

Em 2023, Chico recebeu o Prêmio Camões, a principal premiação da literatura em língua portuguesa. No entanto, essa entrega aconteceu com quatro anos de atraso. Por que isso aconteceu?

Resposta:

Em 2019, o cantor conquistou o 31º Prêmio Camões pelo conjunto da obra musical e literária. À época, o então presidente Jair Bolsonaro disse que só iria assinar o diploma que oficializa a premiação no dia 31 de dezembro de 2026, data em que encerraria um possível segundo mandato. 

 

Na cerimônia de entrega em 24 de abril de 2023, no Palácio de Queluz, em Lisboa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o prêmio a Chico. No discurso de agradecimento, o artista relembrou a não assinatura e considerou a premiação uma reparação frente ao desmonte cultural durante o mandato de Bolsonaro. 

RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS PARA VER SEU RESULTADO FINAL.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas